CHAPINHA DO FIRMINO FILHO

Vereador Joninha é a principal aposta (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) quer eleger um deputado federal nas eleições deste ano. E para que essa pretensão se torne realidade, o líder tucano articula a formação de uma chapa proporcional. Uma das apostas é o vereador Joninha, fiel aliado do prefeito. O plano conta ainda com a participação de outros vereadores e lideranças comunitárias. A chapa proporcional já foi apelidada por alguns aliados como a "chapinha do Firmino".

De acordo com Joninha, o pensamento do prefeito é aglutinar algo em torno de 20 candidatos na expectativa de eleger um deputado federal na faixa dos 40 mil ou 50 mil votos. Nomes como os dos vereadores Pedro Fernandes (PRP), Nilson Cavalcante (PT do B), Zé Filho (PT do B), Graça Amorim (PMB) e Gustavo de Carvalho (PEN) já foram convidados. O jovem Hélio Melo, filho do vereador Edson Melo, e o líder político Novim da Risoleta já estão confirmados como pré-candidatos na estratégia eleitoral montada por Firmino.

"Estamos chamando colegas vereadores que possam estar somando com a gente nessa luta. O prefeito está construindo essa chapinha e nós estamos acreditando nessa construção, até para que pessoas menores tenham chances, e nesse grupo eu estou incluído. Vários colegas estão disponibilizando seus nomes também para ajudar Teresina. Tem o Pedro Fernandes, o Gustavo de Carvalho, estamos conversando com o Nilson Cavalcante, com o Zé Filho e vários colegas que estão disponibilizando seu nome para a disputa", disse.

Hélio, Joninha e Novin da Risoleta estão na chapa (Foto: JailsonSoares/PoliticaDinamica)

Um dos problemas na formação da chapa é o interesse dos partidos grandes da oposição de quererem coligação proporcional com o PSDB. O ideal, na visão dos mais envolvidos na articulação, é que a "chapinha do Firmino" não tivesse a presença de nomes tradicionais e já com mandato, o que diminuiria as possibilidades, por exemplo, de Joninha ou outro nome novo ser eleito. A ideia não deve ser bem vista pelos atuais deputados federais da oposição que lutam pela reeleição e querem ter o PSDB como aliado na proporcional.

Comente aqui