Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
VEREADOR
CALMO, DISCRETO E DE FUTURO

O JOVEM VENÂNCIO CARDOSO NETO, APESAR DE TER SIDO ELEITO POR SER FILHO DE DEPUTADA, SE DESTACA NA CENA POLÍTICA DA CAPITAL

26/11/2018 00:33 - Atualizado em 26/11/2018 00:54

Vereador é visto como "político promissor" (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O vereador Venâncio Cardoso (Progressistas) foi o mais jovem parlamentar eleito para a Câmara Municipal de Teresina em 2016. Teve quase 6 mil votos e chegou ao Parlamento com 30 anos de idade. Filho da deputada estadual Flora Izabel (PT), ele fez parte da renovação que chegou a quase 50% da CMT na atual legislatura. Logo, não demorou a conseguir destaque.

Ser filho de político nem sempre significa herdar a veia política dos pais, como se vê em muitos novatos que são lançados pura e simplesmente para perpetuar um clã familiar na política. Com Venâncio, no entanto, tem sido diferente. Na Câmara, o vereador demonstrou traquejo político e se fez peça importante na atual composição. Compôs a Mesa Diretora como 1º secretário e depois inaugurou o posto de vice-líder do prefeito na Casa.

De jeito calmo, discreto e conciliador, passou a ser visto como um dos novatos mais promissores. Apesar de ser filho de uma petista histórica e ter crescido vendo a atuação da mãe nas gestões do atual governador Wellington Dias (PT), ele nunca ocupou a tribuna da Câmara Municipal para fazer discursos com defesas apaixonadas do governo do Estado.

Venâncio discursa como secretário municipal (Foto: Divulgação/Assessoria)

Em maio deste ano, foi convidado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). Ir para a pasta, na avaliação de alguns, seria ofuscar o destaque que o vereador vinha conquistando na atuação parlamentar. Passados quase sete meses, essas perspectivas não se concretizaram.

Desde que tomou posse na pasta, ele tem agradado a administração municipal e conseguido pôr em prática medidas importantes no setor. Criou, por exemplo, um núcleo de pesquisas na Semdec com foco no Turismo e instituiu o projeto Empreende Bairro, que mapeia os negócios nos bairros da capital e faz capacitação individualizada nas próprias comunidades. Venâncio também teve papel importante e decisivo na criação do Procon Municipal.

Apesar do pouco tempo de vida pública, quem transita pelo meio político avalia que Venâncio tem potencial para ascender na política. Mesmo novato, nunca buscou holofotes por qualquer tema tacanho ou fato político irrelevante. Além disso, não é um político de tribuna. Ele mais ouve do que fala, mais observa do que se manifesta. Assim, parece ter aprendido mais e evitado deslizes que a busca por holofotes comumente causa nos iniciantes.

Filho de petista, ele integra base do tucano Firmino Filho (Foto: Divulgação/Assessoria)

Com a mãe deputada estadual desde 2003 [antes ela também foi vereadora de Teresina], Venâncio é visto como o sucessor da petista na Assembleia em um futuro talvez não muito distante. A crescente crítica em torno da tradição "de pai pra filho" [que no caso dele será de mãe pra filho] na Assembleia é um ponto negativo a ser considerado nesse caminho. Ainda assim, pode-se afirmar: Venâncio é, sem dúvida, um nome para se guardar. Tem futuro!

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
REGULAMENTAÇÃO
FIRMINO CONDENA MENTIRAS CONTRA PL DO UBER
FIRMINO CONDENA MENTIRAS CONTRA PL DO UBER
ALFINETADA
PARA CIRO, MDB QUER O IMPOSSÍVEL
PARA CIRO, MDB QUER O IMPOSSÍVEL
ASSEMBLEIA
“SE TIVER DISPUTA, HAVERÁ RANHURAS”, AVISA CASTRO
“SE TIVER DISPUTA, HAVERÁ RANHURAS”, AVISA CASTRO
DISPUTA NA BASE
CIRO DIZ QUE HÉLIO É O CANDIDATO DA BASE
CIRO DIZ QUE HÉLIO É O CANDIDATO DA BASE