BOAS PRÁTICAS NA SAÚDE SÃO RECONHECIDAS

Evento premiou ações de sucesso na saúde (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou na manhã desta terça-feira (21) evento para reconhecer e divulgar ideias que deram certo na Atenção Básica. Profissionais envolvidos nas experiências de sucesso foram receberam certificados. O evento contou com a presença do prefeito Firmino Filho (PSDB) e do presidente da FMS, Charles da Silveira.

Ao todo, 20 experiências foram apresentadas no evento, realizado no Centro de Formação Odilon Nunes, no bairro Marquês. Uma das experiências de destaque foi a de um grupo de controle do tabagismo desenvolvido na Unidade Básica de Saúde da comunidade Boa Hora, na zona rural do município de Teresina. Profissionais da unidade decidiram reunir um grupo de fumantes. No grupo, são desenvolvidas ações para que os membros deixem de fumar.

O prefeito Firmino Filho participou do evento (Foto: Rômulo Piauilino/Ascom Prefeitura)

Os resultados começaram tímidos, mas foram ficando cada vez mais notórios. A enfermeira Lívia Viana, uma das colaboradoras do projeto, conta que já estão no terceiro grupo. No primeiro, de 10 membros apenas dois deixaram de fumar. No segundo, de 10 pessoas oito pararam de fumar e no terceiro, que está com quatro meses de atividades, duas pessoas já pararam. Segundo ela, a Saúde da Família é o lugar ideal para esse tipo de estratégia.

"Temos visto que a Saúde da Família é o lugar próprio para esse tipo de estratégia, porque tem proximidade com a população. As pessoas conhecem os profissionais, têm livre acesso à unidade, são acompanhadas por mim, pela dentista e pela médica da unidade. Não somente durante as reuniões do grupo, mas em qualquer período se o paciente quiser conversar ele pode ir até a unidade a qualquer momento para a gente dar assistência", explicou.

Enfermeira Lívia Nogueira explica projeto (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O trabalho começa com a participação fundamental dos agentes comunitários de saúde, que catalogam os fumantes da região interessados em largar o vício e divulgam que um grupo será aberto. Quem tem interesse vai até a UBS fazer avaliação com a médica e a dentista.

"Elas vão ver o grau de dependência e os tipos de tratamento adequados. A gente oferece vários tratamentos, desde o adesivo, os medicamentos e as reuniões de apoio coletivo. O grupo tem duração de um ano. Depois de feitas as primeiras avaliações, fecha-se o grupo e ele dura um ano. Após isso é que a gente abre para um novo grupo. A intenção é que eles se auto apoiem e que a gente tenha um acompanhamento durante esse período", contou Lívia.

Outras 19 experiências desenvolvidas na atenção básica também foram destaque no evento.

CHARLES COMENTA EXPERIÊNCIAS
O presidente da FMS, Charles da Silveira, lembra que é obrigação dos municípios cuidar da atenção básica e por isso a importância de se reconhecer o trabalho feito nas unidades básicas de saúde, serviço considerado por ele como porta de entrada do sistema de saúde.

Charles lembra que ideias podem ser replicadas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

"Nós temos buscado, na qualificação desse serviço, premiar não só as experiências que têm sucesso, mas também aquelas que se destacam. É isso que está acontecendo hoje. Todas aquelas experiências que podem ser deslocadas para aplicação em outras unidades serão replicadas. Cada uma tem a sua característica e a partir dessa característica nós vamos verificar, através da Diretoria de Atenção Básica, onde ela pode ser replicada', falou.

RECONHECIMENTO
O diretor do serviço de Atenção Básica, Francisco Pádua, disse que a cobertura no município de Teresina conta com 265 equipes da estratégia saúde da família e que há algum tempo a capital vem tendo sua atuação reconhecida não apenas no Piauí, mas no Brasil.

Francisco Pádua, diretor da Atenção Básica (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

"Nós participamos, a convite da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério da Saúde, de uma oficina de experiências exitosas na Atenção Básica. Teresina participa com Porto Alegre e Brasília. Existe troca de experiências e de conhecimento para que possamos conhecer as práticas de boa gestão nesses lugares e trazer para cá, como também difundir para outras regiões o que nós temos feito e que tem dado resultado", falou.

Comente aqui