BANCO PARAGUAIO

Líder da oposição protestou na Assembleia (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Sob muitos protestos da oposição, a base do governo aprovou nesta terça-feira (24) na Assembleia Legislativa do Piauí os pedidos de empréstimo do governador Wellington Dias (PT) que ultrapassam R$ 3 bilhões. A oposição votou favorável às operações com o Banco do Brasil e o Banco Mundial, mas foi contra o empréstimo de R$ 1,7 bilhão no banco Brasil Plural.

Para o líder da bancada oposicionista, deputado estadual Gustavo Neiva (PSB), o banco Brasil Plural é inidôneo e as intenções do governo estadual de pegar dinheiro emprestado nele são suspeitas. O parlamentar chamou a instituição financeira de banco paraguaio.

"Banco do Brasil é o banco original, já o banco Brasil Plural é o banco paraguaio, ou seja, um banco falso, que a gente não conhece sua origem. A gente não sabe da sua idoneidade. Pelo contrário, o que nós sabemos é que é um banco envolvido na Lava Jato, um banco que há três anos vem tendo prejuízos. Sobre isso tudo pairam várias dúvidas", falou.

Além de Gustavo Neiva, votaram contra a operação de crédito junto ao banco Brasil Plural os deputados Marden Menezes (PSDB), Lucy Soares (Progressistas) e Teresa Britto (PV). Os quatro argumentam que são a favor da vinda de recursos para o Estado do Piauí, mas discordam do empréstimo que consideram suspeito no banco Brasil Plural.

Quanto aos demais pedidos de empréstimos, os quatro oposicionistas votaram a favor. As operações de crédito foram votadas nesta terça-feira nas comissões técnicas e logo em seguida foram para votação no plenário. Com esmagadora maioria na Assembleia, o governo de Wellington Dias ignorou as críticas dos oposicionistas e aprovou todos os pedidos.

Comente aqui