BANCO DO NORDESTE PARA CIRO NOGUEIRA

O senador piauiense Ciro Nogueira, do PP (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O jornal O Globo noticia nesta segunda-feira (13) que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) está oferecendo a partidos o comando de três órgãos importantes em troca de apoio político. Uma das pastas é o Banco do Nordeste que, conforme o jornal, teve indicação requisitada ao senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.

No entanto, segundo a publicação de O Globo, o partido de Ciro demonstra resistência em participar formalmente do governo. O orçamento do Banco do Nordeste para o ano de 2019 é bastante gordo. A instituição financeira vai gerir nada menos que R$ 23,7 bilhões voltados a investimentos na região Nordeste, o reduto eleitoral de Ciro Nogueira.

Os outros órgãos oferecidos pelo governo são Companhia de Desenvolvimento das Bacias do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A indicação para a Codevasf, cobiçada por políticos nordestinos, também foi oferecida ao Progressistas. Já o FNDE foi oferecido ao Democratas, que até agora não indicou ninguém.

O atual presidente do Banco do Nordeste é Romildo Rolim, apadrinhado do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE). O deputado federal alagoano Arthur Lira, líder do Progressistas na Câmara, foi procurado para sugerir um nome para a chefia da Codevasf, que está vaga desde março. O cotado é Napoleão Casado, próximo de Lira e atual diretor de irrigação do órgão.

Comente aqui