BANALIZAÇÃO DE SENTIMENTOS NÃO NOS LEVARÁ AO BOM SENSO E A RAZÃO

Flávio Nogueira, deputado federal do Piauí (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI) usou as redes sociais nesta quinta-feira (12) para refletir sobre a necessidade de se cultivar boas relações, ainda que haja diferenças entre as pessoas. Ele pontuou que a amizade iguala e ao mesmo diferencia, e citou o filósofo Nietzsche para dizer que boas amizades consideram o outro sem confundir as diferenças.

Na publicação, o parlamentar frisa que é importante semear o sentimento de amizade e de pertencimento para se construir um projeto nacional, mesmo com discordâncias de ideias. Numa perceptível menção ao atual momento político do país, Nogueira diz que a divisão, a polarização e a banalização de sentimentos não levam ao bom senso e a razão.

“A amizade nos iguala e nos diferencia. As diferenças naturais e sociais permanecem na singularidade de quem somos. Vivemos num mundo humano plural. Num diálogo entre amigos, impõe-se a necessidade de compreender a verdade e a opinião do outro - como se parecêssemos desiguais. Nietzsche falava que a 'boa amizade' é aquela que considera o outro sem confundir o eu com o tu. Com base nesse sentimento de amizade, de pertencimento, sem ressentimentos, ódio, na pluralidade das ideias poderemos construir um projeto nacional. Dividir, polarizar, banalizar sentimentos, não chegaremos ao bom senso e a razão”, escreveu.

Além de médico e deputado, Flávio Nogueira é bastante interessado no conhecimento das ciências humanas. Ele usa frequentemente as redes sociais para publicações que fazem, ainda que sutilmente, conexão entre fatos políticos e conhecimentos filosóficos, sociológicos e até teológicos. Mesmo em meio à correria política, consegue ser um leitor contumaz. 

Comente aqui