ASSEMBLEIA HEREDITÁRIA DO PIAUÍ

Famílias tradicionais se perpetuam na Alepi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O percentual é grande! 73% dos deputados estaduais eleitos no Piauí este ano são filhos de ex-deputados ou membros de famílias tradicionais na política da capital e/ou de algum município do interior. Dos 30 parlamentares, 22 têm forte ascendência política na família e apenas oito conseguiram destaque na vida pública mesmo sem ter parentes políticos.

Levantamento feito pelo Política Dinâmica mostra que a maioria é composta de filhos de deputados e ex-deputados. No entanto, também existe mulher de prefeito, filho de ex-governador, irmão de ex-deputado, marido de ex-deputada, filhos de ex-secretários de Estado e alguns membros de famílias tradicionais na política de cidades do interior do Piauí.

Entre os 30 eleitos, estão 11 filhos de atuais e/ou ex-deputados estaduais. Flávio Nogueira Júnior (PDT) e Georgiano Neto (PSD) foram reeleitos para a Assembleia e viram seus pais, Flávio Nogueira (PDT) e Júlio César Lima (PSD), se elegerem para a Câmara Federal. Com isso, temos pais e filhos nas casas legislativas estadual e federal ao mesmo tempo.

São filhos de ex-parlamentares os deputados estaduais Themístocles Filho (MDB), Marden Menezes (PSDB), Nerinho (PTB), Pablo Santos (MDB), Severo Eulálio (MDB), Firmino Paulo (Progressistas), Wilson Brandão (Progressistas), Fábio Xavier (PR) e Fernando Monteiro (PRTB).

Georgiano Neto e Flávio Nogueira Júnior exercem mandato na Alepi e têm os pais deputados federais (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Em alguns casos, os eleitos não tiveram pais deputados, mas são oriundos de famílias de tradição em cenários políticos nos municípios. É o caso de Janaínna Marques (PTB), filha de um ex-prefeito de Joca Marques e neta de um ex-prefeito de Luzilândia, na região Norte do Estado, cidades que a deputada estadual também já foi prefeita antes de chegar à Alepi.

João Mádison também vem de uma família tradicional na política do interior. Um dos seus tios foi prefeito do município de Corrente, no extremo Sul, onde Mádison iniciou a carreira política como vereador no fim dos anos 80. O jovem Oliveira Neto (PPS), uma das novidades da eleição de 2018, é filho do prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior (PT).

O deputado estadual reeleito Júlio Arcoverde (Progressistas) é filho do ex-governador Dirceu Mendes Arcoverde, que governou o estado do Piauí de 1975 a 1978. Já Lucy Soares, eleita pela primeira vez, é mulher do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB).

Lucy é mulher do prefeito Firmino Filho (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Gustavo Neiva (PSB), reeleito para o terceiro mandato, é filho do ex-secretário de Transportes do Piauí e atual presidente da Codevasf Avelino Neiva. A deputada petista Flora Izabel é filha do ex-comandante geral da Polícia Militar do Piauí José Rodrigues Alves, que comandou a PM nos governos de Hugo Napoleão e Bona Medeiros. Henrique Pires (MDB), eleito pela primeira vez, é filho do ex-secretário de Governo da gestão Mão Santa, Magno Pires.

Confira a relação completa dos "hereditários" da Alepi!

ORIGEM SEM TRADIÇÃO NA POLÍTICA
Os oito eleitos que não são oriundos de famílias tradicionais na política são Evaldo Gomes (PTC), Franzé Silva (PT), Pastor Gessivaldo (PRB), Teresa Britto (PV), Limma (PT), Francisco Costa (PT), Coronel Carlos Augusto (PR) e Dr. Hélio Oliveira (PR). 

Evaldo Gomes e Franzé se destacaram na vida pública mesmo com origens familiares humildes (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Reeleito para o terceiro mandato, Evaldo Gomes cresceu no bairro Vermelha, na Zona Sul de Teresina, e é filho de pais semianalfabetos. Já Franzé, que se destacou como técnico competente e se tornou secretário de estado, é filho de uma ex-lavadeira e de um ex-lavrador.

Limma (PT), já conseguiu transformar dois irmãos em prefeitos na região Norte do Piauí, mas ele é o líder maior da família, que antes não possuía poder político na região.

Comente aqui