ANALFABETO E DE POUCAS LETRAS

Ex-prefeito de Guaribas alegou analfabetismo em defesa de processo (Foto: G1)

A Justiça Federal no Piauí condenou este mês o ex-prefeito do município de Guaribas, Reginaldo Correia da Silva. Junto com ele, também foi condenado o ex-tesoureiro José Ferreira Paes Landim Neto. Para quem não sabe, o ex-tesoureiro é o ex-deputado estadual Ferreira Neto, irmão do também ex-deputado estadual Edson Ferreira.

Tanto Reginaldo quanto Ferreira Neto foram condenados a pagar R$ 431.174,86 cada um. Os dois ex-gestores, segundo denúncia do Ministério Público Federal, se apropriaram de R$ 231.174,86 de um convênio do município com a Funasa, além de terem aplicado parte dos recursos em desacordo com o Plano de Trabalho respectivo.

Mas o que chamou atenção foi a defesa do ex-prefeito Reginaldo no processo. Ele argumentou que é “analfabeto e homem de poucas letras” e que foi usado por Ferreira Neto, já que esse é quem seria o prefeito "de fato" do município de Guaribas entre os anos de 2001 a 2004. Na época, o ex-deputado e então tesoureiro era o mandatário da gestão.

Apesar do argumento, a Justiça não aliviou para Reginaldo Correia. A juíza federal substituta Vládia Maria de Pontes, da 3ª Vara Federal, afirmou que o ex-prefeito era e é civilmente capaz, maior de idade à época dos fatos e imputável, possuindo pleno discernimento entre o legal e o ilegal, seja na esfera criminal ou dentro da prática administrativa. Essa não colou!

Maria da Penha recebeu título de cidadania teresinense (Foto: Renato Bezerra)

SEM REPASSE

Em entrevista coletiva em Teresina na quarta-feira (28), a farmacêutica Maria da Penha, que inspirou a lei que leva seu nome, disse que até agora não houve repasse de verbas para as políticas para as mulheres no Brasil em 2019. Segundo ela, a Casa da Mulher Brasileira ainda não recebeu nenhum repasse este ano. São cinco casas desse tipo em todo o país.

TÍTULOS

Maria da Penha está em Teresina para receber título de cidadania piauiense, reconhecimento que foi proposto pela deputada estadual Lucy Soares (Progressistas). A entrega será nesta quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa do Piauí. Ontem, (28), ela recebeu o título de cidadania teresinense, honraria proposta pelo vereador Venâncio Cardoso (Progressistas).

CINCO MILHÕES

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) comemorou a marca de 5 milhões de seguidores no Twitter. Em postagem nas redes sociais, ele agradeceu aos que o seguem no microblog. A marca é mesmo de chamar atenção. Se formos comparar com o ex-presidente Lula (PT), a diferença é grande. Lula tem aproximadamente 950 mil seguidores no Twitter.

Iracema Portella colhe assinaturas na Câmara (Foto: Divulgação/Assessoria)

PARA IMPEDIR

A deputada federal Iracema Portella está colhendo assinaturas na Câmara dos Deputados para impedir que o Projeto de Lei 3371/2015, já aprovado na CCJ, vá direto para aprovação no Senado. A intenção dela é que o plenário da Câmara rejeite a proposta. O projeto permite que veículos ciclomotores leves e elétricos sejam guiados por pessoas sem habilitação.

AMBULÂNCIAS

A população de São Raimundo Nonato terá mais três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a partir desta quinta-feira (29). Os veículos serão entregues à comunidade pela prefeita Carmelita Castro. O senador Ciro Nogueira (Progressistas), que contribuiu com a aquisição das ambulâncias, estará presente no evento de entrega.

TODO DIA

O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) chamou atenção para um fato que ele considera importante: todos os dias a Prefeitura de Teresina inaugura uma obra. Segundo ele, esse detalhe é mais relevante do que ficar falando em eleição de 2020. "Não sei se vocês tem visto, mas nós estamos há um mês, todo dia pela manhã, tarde e noite, inaugurando obras", falou.

Firmino Paulo indicou gestor da Adapi (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

SUCATEAMENTO

Um dos órgãos do governo estadual que mais agonizam é a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Por todo o Estado, servidores da agência cobram sua reestruturação. Quem comanda o órgão é José Genilson Sobrinho, um indicado do deputado estadual Firmino Paulo, que saiu da oposição e aderiu ao governo em 2018 para viabilizar sua reeleição.

SUCATEAMENTO 2

Nesse caso, as cobranças para tirar a Adapi da UTI também devem ser direcionadas ao parlamentar. É verdade que os problemas do órgão não são novos, mas cabe à gestão atual resolvê-los. Se Firmino Paulo enxergou em Genilson Sobrinho alguém com capacidade para comandar a Adapi, então tanto ele quanto o indicado precisam ser cobrados.

Comente aqui