ALA DO PSDB DIZ QUE VAI PEDIR CASSAÇÃO DE JONINHA

Joninha pode ter mandato cassado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O vereador Joninha pediu desfiliação do PSDB após vários anos no partido. A mudança ocorre mesmo em período proibido pela legislação eleitoral, já que a janela partidária que se encerrou no sábado (7) não valia para o cargo de vereador. Sem querer gravar entrevista e nem dar detalhes sobre o assunto, Joninha confirmou a informação ao Política Dinâmica.

A intenção do parlamentar municipal é se filiar ao Avante e disputar uma vaga de deputado federal em uma “chapinha”. Joninha é pré-candidato com o apoio do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), a quem ele é bastante fiel. Vendo dificuldades para se tornar competitivo na chapa tucana, o vereador da capital foi aconselhado a mudar de partido.

Procurada, a direção do Avante confirmou que o vereador se filiou ao partido. 

No entanto, a saída pode custar o mandato do vereador na Câmara. Segmentos do PSDB pegos de surpresa com a informação garantem que vão requerer o mandato de Joninha na Justiça por infidelidade partidária. Caso ele perca o mandato, quem assume é Luciana Sebim, presidente municipal do PSDB e primeira suplente do partido.

Membro do PSDB diz que vai acionar a Justiça (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

De acordo com André Santos, vice-presidente nacional do Secretariado Diversidade Tucana, o partido vai requerer o mandato quando a mudança for confirmada no sistema da Justiça Eleitoral. O sistema está em atualização devido às mudanças da janela partidária.

“A gente soube pela imprensa sobre a saída dele, mas ainda não temos documentação nenhuma. Se for comprovado perante o Tribunal Regional Eleitoral, aí sim a gente vai entrar com o pedido. Até o momento não tivemos comunicação oficial sobre a saída dele do PSDB. Se ele tiver deixado, nós vamos requerer a vaga”, falou André.

Marden lembra que não existe janela para vereador (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

MARDEN COMENTA
O deputado estadual Marden Menezes lembrou que não existe janela para vereadores e que qualquer troca de partido nesse momento motiva a perda do mandato. De acordo com ele, cabe ao PSDB analisar a situação, visto que não houve divergência que implicasse na saída e nem mesmo expulsão de Joninha. O deputado se disse surpreso com a informação.

“Para mim é uma surpresa e se ela se configurar, caberá ao partido, ao Ministério Público Eleitoral e as autoridades competentes tomarem providências”, falou Marden.

Luciana Sebim diz que não vai à Justiça (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

LUCIANA SEBIM SE MANIFESTA
A primeira suplente e presidente municipal do partido, Luciana Sebim, falou ao Política Dinâmica que recebeu a informação da saída de Joninha através de várias pessoas desde o fim de semana. Luciana disse que Joninha a procurou na semana passada informando que estava saindo do partido e que ficaram de conversar para ouvir do próprio parlamentar os motivos da mudança. A conversa, no entanto, não aconteceu.

Questionada se vai requerer o mandato de Joninha, espaço que seria assumido por ela na Câmara, Luciana disse que não tem o menor interesse em acionar a Justiça Eleitoral para cassar o mandato do parlamentar. “Eu, enquanto presidente do partido, não tenho nenhum interesse em requerer o mandato dele. Ele deve ter tido os motivos para sair”, falou.

Comente aqui