Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
INFIDELIDADE
ALA DO PSDB DIZ QUE VAI PEDIR CASSAÇÃO DE JONINHA

DIVERSIDADE TUCANA PROMETE ACIONAR A JUSTIÇA REQUERENDO O MANDATO. JÁ A PRESIDENTE MUNICIPAL DIZ QUE NÃO TEM INTERESSE NA CASSAÇÃO

10/04/2018 13:12 - Atualizado em 10/04/2018 13:54

Joninha pode ter mandato cassado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O vereador Joninha pediu desfiliação do PSDB após vários anos no partido. A mudança ocorre mesmo em período proibido pela legislação eleitoral, já que a janela partidária que se encerrou no sábado (7) não valia para o cargo de vereador. Sem querer gravar entrevista e nem dar detalhes sobre o assunto, Joninha confirmou a informação ao Política Dinâmica.

A intenção do parlamentar municipal é se filiar ao Avante e disputar uma vaga de deputado federal em uma “chapinha”. Joninha é pré-candidato com o apoio do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), a quem ele é bastante fiel. Vendo dificuldades para se tornar competitivo na chapa tucana, o vereador da capital foi aconselhado a mudar de partido.

Procurada, a direção do Avante confirmou que o vereador se filiou ao partido. 

No entanto, a saída pode custar o mandato do vereador na Câmara. Segmentos do PSDB pegos de surpresa com a informação garantem que vão requerer o mandato de Joninha na Justiça por infidelidade partidária. Caso ele perca o mandato, quem assume é Luciana Sebim, presidente municipal do PSDB e primeira suplente do partido.

Membro do PSDB diz que vai acionar a Justiça (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

De acordo com André Santos, vice-presidente nacional do Secretariado Diversidade Tucana, o partido vai requerer o mandato quando a mudança for confirmada no sistema da Justiça Eleitoral. O sistema está em atualização devido às mudanças da janela partidária.

“A gente soube pela imprensa sobre a saída dele, mas ainda não temos documentação nenhuma. Se for comprovado perante o Tribunal Regional Eleitoral, aí sim a gente vai entrar com o pedido. Até o momento não tivemos comunicação oficial sobre a saída dele do PSDB. Se ele tiver deixado, nós vamos requerer a vaga”, falou André.

Marden lembra que não existe janela para vereador (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

MARDEN COMENTA
O deputado estadual Marden Menezes lembrou que não existe janela para vereadores e que qualquer troca de partido nesse momento motiva a perda do mandato. De acordo com ele, cabe ao PSDB analisar a situação, visto que não houve divergência que implicasse na saída e nem mesmo expulsão de Joninha. O deputado se disse surpreso com a informação.

“Para mim é uma surpresa e se ela se configurar, caberá ao partido, ao Ministério Público Eleitoral e as autoridades competentes tomarem providências”, falou Marden.

Luciana Sebim diz que não vai à Justiça (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

LUCIANA SEBIM SE MANIFESTA
A primeira suplente e presidente municipal do partido, Luciana Sebim, falou ao Política Dinâmica que recebeu a informação da saída de Joninha através de várias pessoas desde o fim de semana. Luciana disse que Joninha a procurou na semana passada informando que estava saindo do partido e que ficaram de conversar para ouvir do próprio parlamentar os motivos da mudança. A conversa, no entanto, não aconteceu.

Questionada se vai requerer o mandato de Joninha, espaço que seria assumido por ela na Câmara, Luciana disse que não tem o menor interesse em acionar a Justiça Eleitoral para cassar o mandato do parlamentar. “Eu, enquanto presidente do partido, não tenho nenhum interesse em requerer o mandato dele. Ele deve ter tido os motivos para sair”, falou.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
INCOMODADO
W. DIAS PROMETE COMBATER LÍDERES DA OPOSIÇÃO
W. DIAS PROMETE COMBATER LÍDERES DA OPOSIÇÃO
EMPRÉSTIMO
WELLINGTON TENTA CONSERTAR FALA DE REJANE
WELLINGTON TENTA CONSERTAR FALA DE REJANE
TUCANOS
ELES SEGUEM AFASTADOS
ELES SEGUEM AFASTADOS
HOMENS DE FARDA
COMANDANTE DA PM ENALTECE PRÉ-CANDIDATURA DO CORONEL WAGNER TORRES
COMANDANTE DA PM ENALTECE PRÉ-CANDIDATURA DO CORONEL WAGNER TORRES