ACORDO FECHADO

O presidente da CMT, vereador Jeová Alencar (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A presidência da Câmara Municipal de Teresina e a liderança do prefeito na casa chegaram a um acordo sobre o percentual que cada parlamentar vai destinar das suas emendas para a saúde no orçamento de 2020. A Prefeitura de Teresina queria que cada um destinasse 50% das emendas para a saúde, com valor fixado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Depois de muito vai e vem, ficou estabelecido que o percentual será de 20% e não 50% como queria a administração municipal. Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar (PSDB), o acordo aconteceu após diálogo com a líder do prefeito, vereadora Graça Amorim (PMB). A destinação de 50% não agradava a maioria dos parlamentares.

"Nós conversamos e entramos em um entendimento com a líder do prefeito vereadora Graça Amorim. Decidimos aqui em um acordo que o percentual será de 20% do orçamento das nossas emendas impositivas destinados exclusivamente para a área da saúde. Os outros 80% nós iremos destinar às demais áreas de acordo com a necessidade dos bairros e conforme a indicação de cada vereador desta casa", explicou o presidente.

Para Jeová, é importante a destinação de verbas para a saúde, mas também é necessário que os vereadores tenham margem razoável para atenderem outros pleitos das comunidades. Por ano, cada vereador de Teresina tem direito a R$ 800 mil do orçamento em emendas, que podem ser destinadas para a saúde, educação, calçamentos, esporte ou outras áreas.

Comente aqui