Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
ACOMODAÇÕES POLÍTICAS DE WELLINGTON NÃO PARAM

EM UM DOS CASOS MAIS RECENTES, VEREADOR ABRIU MÃO DO MANDATO PARA OCUPAR CARGO COMISSIONADO NO GOVERNO DE WELLINGTON DIAS (PT)

17/07/2019 19:34 - Atualizado em 17/07/2019 23:31

Petista acomoda até antigos caciques do PFL (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

As nomeações de aliados políticos no Governo de Wellington Dias não param. Todos os dias, o Diário Oficial do Estado informa a chegada de mais gente na gestão do petista. A Secretaria de Governo, cuja sede fica no Palácio de Karnak, é uma das que mais acomodam aliados, muitos deles políticos derrotados ou gente ligada a políticos de diversas regiões.

Uma das recentes nomeações é de Derival de Abreu Gonzaga, o Deri Gonzaga, filiado ao PROS, suplente de vereador de Oeiras. Eleitor de Rejane Dias e Franzé Silva, Deri teve 925 votos em 2016 e ficou na primeira suplência. No começo de 2019, assumiu o mandato na Câmara de Oeiras, mas se afastou no mês passado para ser lotado no governo do Estado.

Deri abriu mão do mandato e do salário de vereador em Oeiras para ocupar o cargo comissionado de assessor especial do governador, símbolo DAS-4, ou seja, o nível de renumeração mais alto entre os cargos em comissão na estrutura do governo estadual. A nomeação do político saiu no Diário Oficial da terça-feira, 16 de julho.

Deri deixou mandato para assumir cargo no governo (Foto: Emanuel Vital/Folha de Oeiras)

DUAS VEZES NO DIÁRIO
As nomeações são tantas que o próprio governo se confunde. Nomeia, exonera, nomeia de novo. No dia 4 de junho, havia saído no Diário Oficial uma nomeação de Deri Gonzaga para o cargo comissionado de assessor especial do governador, símbolo DAS-4. Na terça-feira (16), o Diário traz novamente a nomeação dele, e para o mesmo cargo.

O texto da portaria é praticamente o mesmo, mudando apenas a data dos efeitos da nomeação.  Ao invés de ter efeitos a partir de 4 de junho, como constava na portaria anterior, a nova nomeação de Deri Gonzaga tem efeitos válidos a partir de 16 de julho de 2019.

IRMÃO DE DEPUTADO MUDA DE PASTA
Outro político nomeado no Governo do Piauí é Benigno Nuñez Novo, ex-vice-prefeito de Bom Jesus e irmão do deputado estadual e secretário de Cultura Fábio Novo (PT). Benigno foi lotado em maio para um cargo comissionado, nível DAS-4, na Secretaria de Cultura, onde o irmão dá as rédeas. Talvez para não saltar aos olhos, Benigno foi trocado de lugar.

Irmão de Fábio Novo mudou de pasta, mas segue no governo (Foto: Reprodução/Facebook)

Ele deixou a Secretaria de Cultura, comandada por seu irmão deputado, e foi nomeado recentemente na Secretaria de Governo, onde, segundo o Diário Oficial do Estado informa, ele exerce atualmente o cargo comissionado de Assessor Técnico III, símbolo DAS-4.

EX-DEPUTADO DO PFL
Outro que também está lotado na Secretaria de Governo é o ex-deputado estadual e ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas. O governo diz que ele exerce o cargo comissionado de coordenador de articulação, símbolo DAS-2, desde 1º de junho. Liderança tradicional do PSDB e do antigo PFL, Robert achou sombra na gestão petista de Wellington Dias.

Robert Freitas foi deputado por quase 20 anos no PFL (Foto: Reprodução/Internet)

IRMÃO DE DEPUTADO FEDERAL
Quem também está lotado no governo de Wellington Dias é o advogado Luiz Gonzaga Paes Landim, irmão do deputado federal Paes Landim. O governo diz que ele exerce, desde o início deste mês de julho, o cargo comissionado de coordenador de monitoramento, DAS-2, na Secretaria de Governo. Não é a primeira vez que ele exerce cargo no governo.

FARRA DAS NOMEAÇÕES
Em maio, o Governo de Wellington Dias nomeou quase mil pessoas num único dia, entre elas centenas de políticos e parentes de políticos, tanto da capital quanto de municípios do interior. Desde então, o ritmo diminuiu, mas as nomeações de aliados políticos do petista continuam na gestão estadual. Quem tiver tempo de olhar, certamente vai achar muito mais.

Comentários (1)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
    JOAO FILHO ALVES em 18 de julho de 2019 às 10:07

    TEM NOVIDADE NISSO AI NÃO, GOVERNADOR DO PT, VAI QUERER O QUE?

Notícias relacionadas
NÃO ENCOSTA NA PAREDE
NÃO ENCOSTA NA PAREDE
WILSON E ZÉ FILHO DESMENTEM WELLINGTON DIAS
WILSON E ZÉ FILHO DESMENTEM WELLINGTON DIAS
SOBRINHO DE WILSON MARTINS VAI DEIXAR O PSB
SOBRINHO DE WILSON MARTINS VAI DEIXAR O PSB
FILIAÇÃO COM CARA DE CONVENÇÃO
FILIAÇÃO COM CARA DE CONVENÇÃO