ACOMODAÇÕES POLÍTICAS DE WELLINGTON NÃO PARAM

Petista acomoda até antigos caciques do PFL (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

As nomeações de aliados políticos no Governo de Wellington Dias não param. Todos os dias, o Diário Oficial do Estado informa a chegada de mais gente na gestão do petista. A Secretaria de Governo, cuja sede fica no Palácio de Karnak, é uma das que mais acomodam aliados, muitos deles políticos derrotados ou gente ligada a políticos de diversas regiões.

Uma das recentes nomeações é de Derival de Abreu Gonzaga, o Deri Gonzaga, filiado ao PROS, suplente de vereador de Oeiras. Eleitor de Rejane Dias e Franzé Silva, Deri teve 925 votos em 2016 e ficou na primeira suplência. No começo de 2019, assumiu o mandato na Câmara de Oeiras, mas se afastou no mês passado para ser lotado no governo do Estado.

Deri abriu mão do mandato e do salário de vereador em Oeiras para ocupar o cargo comissionado de assessor especial do governador, símbolo DAS-4, ou seja, o nível de renumeração mais alto entre os cargos em comissão na estrutura do governo estadual. A nomeação do político saiu no Diário Oficial da terça-feira, 16 de julho.

Deri deixou mandato para assumir cargo no governo (Foto: Emanuel Vital/Folha de Oeiras)

DUAS VEZES NO DIÁRIO
As nomeações são tantas que o próprio governo se confunde. Nomeia, exonera, nomeia de novo. No dia 4 de junho, havia saído no Diário Oficial uma nomeação de Deri Gonzaga para o cargo comissionado de assessor especial do governador, símbolo DAS-4. Na terça-feira (16), o Diário traz novamente a nomeação dele, e para o mesmo cargo.

O texto da portaria é praticamente o mesmo, mudando apenas a data dos efeitos da nomeação.  Ao invés de ter efeitos a partir de 4 de junho, como constava na portaria anterior, a nova nomeação de Deri Gonzaga tem efeitos válidos a partir de 16 de julho de 2019.

IRMÃO DE DEPUTADO MUDA DE PASTA
Outro político nomeado no Governo do Piauí é Benigno Nuñez Novo, ex-vice-prefeito de Bom Jesus e irmão do deputado estadual e secretário de Cultura Fábio Novo (PT). Benigno foi lotado em maio para um cargo comissionado, nível DAS-4, na Secretaria de Cultura, onde o irmão dá as rédeas. Talvez para não saltar aos olhos, Benigno foi trocado de lugar.

Irmão de Fábio Novo mudou de pasta, mas segue no governo (Foto: Reprodução/Facebook)

Ele deixou a Secretaria de Cultura, comandada por seu irmão deputado, e foi nomeado recentemente na Secretaria de Governo, onde, segundo o Diário Oficial do Estado informa, ele exerce atualmente o cargo comissionado de Assessor Técnico III, símbolo DAS-4.

EX-DEPUTADO DO PFL
Outro que também está lotado na Secretaria de Governo é o ex-deputado estadual e ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas. O governo diz que ele exerce o cargo comissionado de coordenador de articulação, símbolo DAS-2, desde 1º de junho. Liderança tradicional do PSDB e do antigo PFL, Robert achou sombra na gestão petista de Wellington Dias.

Robert Freitas foi deputado por quase 20 anos no PFL (Foto: Reprodução/Internet)

IRMÃO DE DEPUTADO FEDERAL
Quem também está lotado no governo de Wellington Dias é o advogado Luiz Gonzaga Paes Landim, irmão do deputado federal Paes Landim. O governo diz que ele exerce, desde o início deste mês de julho, o cargo comissionado de coordenador de monitoramento, DAS-2, na Secretaria de Governo. Não é a primeira vez que ele exerce cargo no governo.

FARRA DAS NOMEAÇÕES
Em maio, o Governo de Wellington Dias nomeou quase mil pessoas num único dia, entre elas centenas de políticos e parentes de políticos, tanto da capital quanto de municípios do interior. Desde então, o ritmo diminuiu, mas as nomeações de aliados políticos do petista continuam na gestão estadual. Quem tiver tempo de olhar, certamente vai achar muito mais.

Comente aqui