ABREU PRECISA SE MEXER; LEIA NOTAS

O deputado federal Fábio Abreu, do PL (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Fábio Abreu (PL) é, indiscutivelmente, um nome forte para disputar a Prefeitura de Teresina em 2020. Sua votação em 2018 na capital demonstra isso. No entanto, de todos os pré-candidatos colocados até agora, ele é um dos que menos tem se mexido para agregar aliados e formar um grupo que seja o embrião de sua candidatura.

No atual cenário, três nomes já têm um grupo de sustentação razoavelmente organizado. O candidato do prefeito, independentemente de quem for, tem seu exército forte. Dr. Pessoa ou qualquer candidato do MDB de Themístocles Filho também tem o seu. Georgiano Neto (PSD), que até agora tem tido desempenho modesto em pesquisas, também já formou um time.

E Abreu? Quem está fechado com ele? Quais as lideranças abraçaram a pré-candidatura dele? É óbvio que o militar tem potencial para conseguir, no ano eleitoral, apoios que podem ser decisivos, como por exemplo, o do próprio Palácio de Karnak. Mas é fato que ele tem se movimentado pouco até aqui. Estaria Abreu sendo cauteloso ou com excesso de confiança?

Ronaldo Nogueira, durante entrevista coletiva (Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo)

PRESIDENTE DA FUNASA NO PIAUÍ
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai estar no Piauí nesta segunda-feira (12). Ronaldo Nogueira, que foi ministro do governo de Michel Temer, participa de homenagem alusiva aos 29 anos de criação da Funasa, solenidade que vai acontecer na Assembleia Legislativa do Piauí. Quem propôs a homenagem foi o deputado estadual Henrique Pires (MDB), que presidiu o órgão federal por duas vezes.

NA PORTA DA PF
Depois que a denúncia feita por um vereador de Campo Maior deu origem à Operação Topique, mais vereadores do interior do Piauí estão criando coragem para denunciar malfeitos de gestores municipais. Na região de São Raimundo Nonato, um parlamentar municipal do MDB procurou a Polícia Federal para denunciar a prefeita do seu município. E a tramóia também envolve transporte escolar.

POR FALAR NISSO
Por falar em transporte escolar, esse serviço não existiu em alguns municípios piauienses ao longo do primeiro semestre. Simplesmente não teve carro nenhum dia para levar os alunos para a escola. E foi justamente de um desses municípios que não teve transporte escolar no 1º semestre que saiu a denúncia do vereador à Polícia Federal. Algo errado, tem.

ALIANÇA ESTRANHA
Nos últimos anos, PT e PSDB estiveram em lados opostos, protagonizando uma polarização nociva à política brasileira. No Piauí, os dois partidos quase nunca se cheiraram. O "quase" se faz necessário porque já houve alianças entre eles, mesmo quando nacionalmente as legendas se engalfinhavam. Em 1998, o tucano Chico Gerardo se candidatou a governador do Piauí. O vice dele foi o petista Antônio José Medeiros. Na época, Mão Santa venceu e a chapa que reunia PSDB e PT ficou em terceiro lugar.

ADVERSÁRIOS NO PLANO NACIONAL
Enquanto PT e PSDB eram aliados no Piauí em 1998, no plano nacional as duas legendas já polarizavam as disputas. Naquele ano, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi reeleito para seu segundo mandato no Palácio do Planalto. Ele derrotou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tentava, pela terceira vez, chegar à presidência da República.

Bolsonaro em Teresina em 2017 (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

QUAL SERÁ A PRESEPADA?
Na quarta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai estar em Parnaíba. Será mais uma visita do chefe da República à região Nordeste. Em praticamente todas as outras, Bolsonaro usou sua metralhadora verbal para causar polêmicas. A incontinência do presidente em falar besteira parece ser um problema crônico. Ao lado de Mão Santa no Piauí, qual será a presepada da vez? Hein, hein, hein?

SEM SINAL
O serviço telefonia móvel em muitas cidades pequenas do Piauí é péssimo e todo mundo já sabe. O pacato município de Monte Alegre do Piauí, na região Sul do Estado, está sem sinal da operadora Vivo desde quinta-feira (8). Até a noite de ontem (11), a cidade seguia sem o serviço. As empresas de telefonia móvel já têm fama pelo gosto de lesar os consumidores e no Piauí elas acham muita facilidade para fazer isso. Uma vergonha!

MARCAS CONQUISTADAS
Em 2020, o PSDB deverá tentar a oitava vitória consecutiva na disputa pela prefeitura de Teresina. O partido vence na capital desde 1992, quando Wall Ferraz iniciou a sequência vitoriosa dos tucanos. Já o PT deve tentar uma marca ainda maior: conquistar a nona derrota na capital. O partido disputou oito eleições municipais seguidas com candidatura própria a prefeito em Teresina desde 1985 e perdeu todas elas.

PODE-SE CONSIDERAR MAIS UMA
Em 2016, o PT interrompeu a sequência de oito candidaturas próprias que vinha desde 1985, mas também perdeu ao indicar um candidato a vice-prefeito na corrida pela Prefeitura. Se contarmos com essa, o PT é eneacampeão em derrotas na capital. Nesse caso, são nove pleitos com candidatura do partido na chapa majoritária e a incrível marca de nove derrotas conquistadas. Quem vai pleitear o decacampeonato?

Comente aqui