Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
ÍNDIO
46% DA VIDA NO PODER

ESTA SEMANA, O PETISTA WELLINGTON DIAS COMPLETOU 57 ANOS DE IDADE E EM QUASE METADE DESSE TEMPO ELE ESTAVA EM ALGUM CARGO ELETIVO

06/03/2019 09:27 - Atualizado em 06/03/2019 09:41

Wellington completou 57 anos de idade (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) completou 57 anos de vida na terça-feira (5). Ele está nos Estados Unidos, onde passa esse feriadão de Carnaval com a família. Desses 57 anos de vida, o petista está há 26 no poder, sempre exercendo algum cargo eletivo. Com uma carreira vitoriosa na política, Wellington pode dizer que, até aqui, viveu 45,6% de sua vida no poder.

Wellington exerce mandatos eletivos seguidamente desde 1993. Nesse período, ficou sem mandato apenas entre abril de 2010 e janeiro de 2011, quando optou por se afastar do governo do Piauí para disputar um mandato de senador, cargo para o qual foi eleito na ocasião. Foram 11 eleições disputadas nos últimos 26 anos, saindo vitorioso em oito delas.

As três derrotas na carreira política aconteceram na tentativa de chegar à Prefeitura de Teresina, todas elas sofridas para o prefeito Firmino Filho (PSDB). Em 1996, quando disputou o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Nazareno Fonteles (PT), e em 2000 e 2012, quando ele próprio foi candidato a prefeito, não chegando ao segundo turno nenhuma vez.

As únicas derrotas foram para Firmino Filho (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

Apesar disso, os revezes nunca o deixaram sem mandato, já que nas três ocasiões disputou com a tranquilidade de, mesmo perdendo, continuar em outro mandato que já exercia à nível de Estado. As vitórias aconteceram em 1992 para vereador em Teresina, 1994 para deputado estadual, 1998 para deputado federal, 2002 para governador, 2006 também para governador, 2010 para senador, 2014 para governador e 2018 novamente para governador.

O petista, que chegou ao poder criticando ferrenhamente a perpetuação das oligarquias na cena política do Piauí, quebrou recordes e é hoje o único homem a ter conseguido quatro vitórias para o Governo do Estado, feito que nenhum daqueles que ele classificava como oligarca conseguiu. Que esse Índio nascido no semiárido é danado, ninguém pode negar!

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
ALIADO
HENRIQUE PIRES SAI EM DEFESA DE TEMER
HENRIQUE PIRES SAI EM DEFESA DE TEMER
PRISÃO
PARA REGINA, HÁ PROVAS CONTRA TEMER; CONTRA LULA, NÃO
PARA REGINA, HÁ PROVAS CONTRA TEMER; CONTRA LULA, NÃO
OPERAÇÃO
BOCA LIVRE: PF PEDIU PRISÕES, MAS JUSTIÇA NEGOU
BOCA LIVRE: PF PEDIU PRISÕES, MAS JUSTIÇA NEGOU
ESQUEMA
BOCA LIVRE: SERVIDORES RECEBERAM R$ 300 MIL
BOCA LIVRE: SERVIDORES RECEBERAM R$ 300 MIL