44 MIL PESSOAS, 500 CRIMES E NENHUM DELEGADO

Wellington Dias e o Fábio Abreu (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A área da Segurança Pública é uma das que o Governo do Piauí mais faz propaganda. No entanto, basta sair às ruas da capital ou andar pelo interior para perceber que tudo não passa de enganação. Uma prova disso está em São João do Piauí, uma das principais cidades da região Sul do Estado, terra natal da primeira-dama e deputada federal Rejane Dias (PT).

São João tem pouco mais de 20 mil habitantes e sua microrregião possui outros seis municípios. Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita e Pedro Laurentino. Ao todo, são mais de 44 mil pessoas que dependem da Delegacia Regional de São João do Piauí. Mas, por incrível que pareça, não existe delegado na região.

De acordo com o Ministério Público do Piauí (MP-PI), em seis meses foram contabilizadas, somente pela Polícia Civil, mais de 500 ocorrências criminais na região. As investigações são totalmente prejudicadas pela falta de delegado. Atualmente, é o delegado da cidade de Simplício Mendes que tem que dar conta das demandas da região de São João do Piauí.

Esta semana, o MP-PI, por meio do promotor Sebastião Jacson Santos Borges, abriu um procedimento para acompanhar de perto a situação da falta de delegado na região. O promotor mandou notificar o secretário de Segurança Pública do Piauí, o delegado-geral da Polícia Civil e o gerente de Polícia do Interior, dando ciência da instauração do procedimento e requisitando a adoção de providências urgentes para a resolução do problema. 

Os três são indicados pelo deputado federal capitão Fábio Abreu (PL), mandatário da Segurança Pública do Piauí mesmo estando fora da Secretaria desde que se afastou para ser candidato a prefeito de Teresina. Propaganda da segurança é com ele.

TANTO APOIADOR E NADA

O exemplo de São João é crucial para escancarar o descaso da gestão estadual. O município é ‘praticamente’ a terra do governador, já que a cidade de Paes Landim, terra natal do petista, fica ali perto. A ligação de Wellington com São João vem de infância e aumentou após conhecer a primeira-dama Rejane Dias, que é natural do município. 

Além disso, o prefeito Gil Carlos, ex-presidente da APPM, é do PT. Também é de São João do Piauí a família do delegado e deputado estadual Firmino Paulo (PP), aliado do governador.

Rejane e Firmino, deputados de São João (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Se uma cidade onde Wellington tem laços familiares e muitos apoiadores enfrenta essa situação, imagine onde o petista não tem nenhum bajulador notável de plantão.

FAZENDO POLÍTICA

Há poucos dias, o governador participou ativamente de articulações políticas para garantir a candidatura do empresário Ednei Amorim (MDB), tio de Gil Carlos, a prefeito de São João do Piauí. Após a definição, a cidade teve um foguetório intenso e muita badalação.

Enquanto isso, nenhum deles se articula para colocar um delegado de Polícia Civil na região. Fazer política se tornou prioridade em detrimento de fazer gestão.

DELEGACIA-GERAL SE PRONUNCIA

A Delegacia-Geral de Polícia Civil do Piauí se manifestou por meio de nota. No texto, o órgão diz que está programada para o dia 10 de agosto a lotação de um delegado em São João do Piauí.

"A Delegacia Geral de Polícia Civil esclarece que as demandas policiais civis da cidade de São João do Piauí tiveram de ser temporariamente atendidas pelo delegado titular da Delegacia de Simplício Mendes em virtude do delegado de polícia daquele município ter sido aprovado em concurso e pedido vacância do cargo. A Delegacia Geral assegura que está programada para o dia 10 de agosto a lotação de um delegado em caráter definitivo para São João, frisando-se que os trabalhos não serão interrompidos até lá, visto que a equipe de policiais deste município continua trabalhando sob o comando do delegado Luciano Santana [de Simplício Mendes]".

Comente aqui