DISPUTA NO REPUBLICANOS SERÁ INTERNA E EXTERNA

O grupo político do candidato ao governo do Piauí Sílvio Mendes (União Brasil) conquistou um importante apoio para angariar mais votos nesta corrida eleitoral, o nome da vez é o deputado estadual pastor Gessivaldo Isaias (Republicanos). O pastor é tido como um dos fortes candidatos do Republicanos a reconquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), podendo ter votação superior até mesmo à do presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), que disputa pela primeira vez um cargo para Alepi.

Gessivaldo e Joel terão disputa particular dentro do Republicanos (foto: Foto: Paula Sampaio/ CV)

Desde 2010, Gessivaldo figura como deputado na Assembleia Legislativa, neste ano ficou como suplente, mas como um arranjo feito pelo então governador Wilson Martins (PSB), o pastor assumiu o mandato. Em 2014, ele foi eleito deputado e logo no início da legislatura aceitou o convite do governador Wellington Dias (PT) para assumir o cargo de secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Governo do Piauí. Desde então, Gessívaldo estava sempre do lado da base governista do PT.

Porém, o rumo tomados pelo seu partido Republicanos nas eleições de 2022 acabaram por isolar Gessivaldo dentro da sigla, que passou a ser comandado pelo prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos). O gestor da capital demorou e até agora não se posicionou sobre quem iria apoiar para eleição ao governo e o pastor Gessivaldo acabou sem saber para que lado correr para garantir sua reeleição em 2022. O Pastor permaneceu fiel à decisão de Doutor Pessoa de não escolher nenhum lado para o governo até a última segunda-feira (29/08), quando deixou para trás as alianças firmadas por anos com o grupo do PT e anunciou adesão à campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) que é liderada pelo ministro e senador Ciro Nogueira (PP).

“Eu tomei essa decisão porque ouvir as minhas bases nos municípios. Se os meus eleitores queriam essa aliança com o candidato Sílvio Mendes, nós temos que ouvir as nossas bases. Eu, antes de tomar a decisão final me reuni com todos eles e foram unânimes de que esse era o caminho”, explicou Gessivaldo Isaias.

DUELO NO REPUBLICANOS

O partido do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, tem ao todo 20 candidatos a deputados estaduais postulantes à Alepi. A expectativa interna é de conseguir eleger um deputado federal e ao menos dois deputados estaduais, mas nos bastidores da política as projeções apontam que a sigla tem garantido ao menos uma cadeira. No quesito alianças, a não escolha de Gessivaldo para que lado seguir o deixaram mais isolado de ambos os grupos que protagonizam a disputa pelo Governo do Estado. Por outro lado, o presidente da Câmara de Teresina e candidato a deputado estadual, Jeová Alencar Republcianos), consolidava alianças com o grupo do candidato ao Governo do Piauí Sílvio Mendes e fortaleceu sua parceria com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoas (Republicanos). Mas, nos últimos dias a gestão de Doutor Pessoa tem andado distante do presidente da Câmara.  

Doutor Pessoa ainda mantém forte aliança com o presidente da Câmara, Jeová Alencar, que lhe livrou até de um impeachment (foto: Jailson Soares/ PD)

A ideia do Republicanos, é que Gessivaldo Isaias e Jeová Alencar possam juntos ajudar o Republicanos a conquistar uma cadeira na Assembleia, porém, a dúvida é qual deles terá maior votação e terá o lugar garantido na Alepi. No mesmo partido e jogando no mesmo time, Gessivaldo e Jeová terão que torcer para um bom desempenho individual dos dois e dos outros 18 candidatos do partido. Juntos, a soma de votos de todos os Republicanos tem que se aproximar da estrondosa votação de cerca de 100 mil votos. Dessa forma, poderia ficar garantido de pelo menos duas cadeiras de deputado estadual para a sigla.

Além de nomes importantes de Jeová Alencar e Gessivaldo, o Republicanos conta com candidatos poucos conhecidos do eleitorado e sem tradição de votação expressiva. Um dos candidatos a deputado estadual do partido será o ex-vereador de Teresina Joninha, que na eleição que disputou para deputado Federal em 2018 conquistou uma surpreendente votação de 24.078, mas o número pode ser considerado baixo tendo em vista o apoio que tinha da Prefeitura de Teresina. Outros nomes mais conhecidos na disputa do Republicanos para Alepi são: o Coronel Avelar, o influencer Bob Guerreiro, o ex-prefeito de Aroazes (PI) Marcos Vinicius, o ex-atleta Joaquim Saraiva, a ex-secretaria do prefeito Doutor Pessoa Eliana Lago, o cantor e compositor Lázaro do Piauí e o ex-vereador de Teresina Doutor Lázaro. Desses, nenhum nunca este próximo de um mandato eletivo na Alepi. 

Gessivaldo diz que ouviu suas bases para tomar decisão de apoiar candidatura de Sílvio Mendes (foto: redes sociais)

No partido, apenas o Pastor Gessivaldo Isaias pode se gabar de ter dois mandatos consecutivos. Nas eleições de 2018, ele conseguiu se eleger como deputado estadual ao conquistar 28.259 votos, tendo o seu partido o PRB totalizando pouco mais de 45 mil votos, dando-lhe o direito a uma vaga na Alepi.

Longe de ser o preferido do prefeito Doutor Pessoa e chegando agora no grupo do candidato ao governo Sílvio Mendes, o pastor Gessivaldo, apesar de trazer importantes votos da comunidade evangélica e de classes trabalhistas para o grupo, terá pela frente um duelo harmonioso e particular com o candidato Jeová Alencar. Diga-se de passagem Jeová já vem há um bom tempo ara fortalecer a campanha de Sílvio e tem mostrado força na capital. Desse modo, é natural que Jeová seja o preferido do grupo. 

Comente aqui