Sessão do parlamento teresinense tem bate-boca e descontrole de Lira

Alguns dos que acompanharam atentamente a sessão plenária desta terça-feira, 17, da Câmara de Teresina ficaram preocupados com o líder do Governo na Casa, Antonio José Lira (Republicanos). O vereador se exaltou tanto que chegou a perder o fôlego. 

Lira esbravejou contra opositores e aliados na tentativa, em vão, de defender o indefensável projeto de lei que daria a vendedores informais o direito de comercializar produtos em calçadas da cidade. 

Antonio José Lira, líder do Governo na Câmara de Teresina, durante entrevista à imprensa nesta terça-feira, 17 (foto: Jailson Soares | PD)

O ápice

O pico da ira do parlamentar aconteceu durante a manifestação do vereador Gustavo de Carvalho (PSDB), que defende a causa dos vendedores informais alocados no Shopping da Cidade; o espaço fica no Centro da capital e surgiu justamente com o intuito de tirar ambulantes do meio da rua. Bastou o tucano dizer que votaria contra o projeto para Antonio José Lira perder de vez as estribeiras. 

A manifestação de Gustavo foi decisiva. O “testa de ferro” do prefeito no parlamento local precisava de 15 votos para levar a discussão da “lei das calçadas” ao plenário; ficou faltando apenas um voto, o do tucano, para que o plano desse certo.

O vereador Gustavo de Carvalho (foto: Jailson Soares | PD)

Entrou no pessoal

O líder não esperou nem Gustavo de Carvalho terminar a justificativa para soltar a língua e aproveitou para fazer um ataque pessoal, acusou o tucano de articular a mudança no comando da Secretaria Municipal de Economia Solidária, que era da cota da vereadora Pollyana Rocha (PV). “Vossa excelência deveria era dizer aqui que um dos culpados por derrubar a vereadora Pollyana, inclusive tomou os cargos dela, foi vossa excelência", afirmou Lira. 

A sessão também contou com a presença de vendedores ambulantes favoráveis à lei das calçadas (foto: Jailson Soares | PD)

Carvalho retrucou, dando início a um bate-boca, que foi interrompido quando o tucano se levantou e saiu do plenário, sendo acompanhado por vários colegas de parlamento, inclusive o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT). Foi o último ato da sessão.

Teve mais

Os concederam entrevista à imprensa depois da cena. Lira continuou com os ataques: "[Gustavo de Carvalho] é um vendido". 

Gustavo de Carvalho preferiu um tom mais brando: "Eu tenho uma causa, eu tenho que defender ela, e a minha história ela está [no Shopping da Cidade] ali presente desde 2009, quando o Shopping da Cidade foi criado. O que eu defendo e sempre vou defender [...]. A gente é totalmente favorável que eles vão para um local decente, com segurança, com limpeza, que eles possam atender os seus clientes dignamente".


Comente aqui