TUCANOS COMENTAM DECLARAÇÕES DE DELATOR E ISENTAM FIRMINO FILHO

Firmino Paulo defende o tio Firmino Filho (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Os deputados Firmino Paulo e Marden Menezes, ambos do PSDB, comentaram nesta segunda-feira (17) as afirmações do delator Alexandre Barradas, executivo da construtora Odebrecht. Em depoimento a procuradores do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul, ele detalhou como teriam sido repassados R$ 250 mil para a campanha de Firmino Filho (PSDB) a prefeitura de Teresina em 2012. O dinheiro, segundo ele, foi entregue em Recife a um primo do tucano.

O deputado estadual Firmino Paulo, que é sobrinho de Firmino Filho, disse que toda a contabilização da campanha do tio foi registrada na Justiça Eleitoral e teve as contas aprovadas. Segundo ele, se tiver havido algum problema foi quanto aos repasses que vieram do Diretório Nacional do PSDB, fato que os tucanos locais não têm o controle. Para ele, as delações não mancham a imagem do PSDB no Piauí.

“É de conhecimento de todos que a prefeitura não tem nenhuma obra da Odebrecht em Teresina. São situações que são criadas e não condizem com a realidade. Todas as prestações de contas foram apresentadas à Justiça. O PSDB nacional repassa aos estados esse valor e foi nesse formato que nós entendemos que esse dinheiro foi repassado”, disse.

Marden foi cauteloso e defende apurações (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Já o deputado Marden Menezes disse que todos os fatos precisam ser analisados e as investigações devem ser feitas da maneira adequada. Segundo ele, o próprio prefeito deverá se explicar de forma tranquila. Marden também jogou a culpa para o PSDB nacional e disse que, caso tenha havido ilegalidade, ela é fruto dos repasses da direção nacional.

“Essas empresas acabaram doando oficialmente recursos para os partidos. Se verificar as doações de campanha para diversos partidos, não só para o PSDB, você verá que vários partidos receberam doações oficiais dessas empresas que depois se descobriu que estavam envolvidas em todos esses escândalos. Agora o vínculo que se tem com essas empresas, pelo menos dos políticos de nível estadual, é zero”, falou.

De acordo com ele, se houve algum contato pessoal de tucanos do Piauí com os executivos, o fato não é do conhecimento dele. Assim como Firmino Paulo, Marden também acredita que a delação que cita o suposto repasse ao prefeito de Teresina não vai manchar a imagem do PSDB no estado e acrescenta que é preciso apurar todos os fatos.

“Tudo que está aí posto tem que ser devidamente avaliado e apurado. Ao final, as pessoas que tiverem sua isenção e estão tranquilas com relação a isso vão provar as suas inocências, bem como os que se envolveram em algum fato ilícito vão ser responsabilizados. Temos que aguardar todos essas apurações para que ao final reste todos os fatos devidamente esclarecidos a sociedade”, falou o deputado.

Comente aqui