Servidores da Uespi podem decretar greve amanhã (02)

por Erisnaldo Kaenga e Viviane Menegazzo

Em audiência bastante tumultuada na manhã de hoje (01), servidores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) conversaram com o secretário de Administração do Estado, Franzé Silva, e deputados da bancada da educação a respeito do indicativo de greve da categoria.

A categoria  revindica aumento salarial, como também melhorias estruturais e de pessoal. Segundo o reitor Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nowgan Cardoso Batista, o governador está por dentro da situação. “É necessário que todos os professores sejam efetivados, o que não é o caso no momento. Mensalmente cinco professores saem do corpo docente da UESPI em busca de melhores condições de trabalho", afirma o reitor. 

Franzé Silva, secretário de administração, pediu cautela. “Hoje temos que ter muita clareza com relação a aumento de salário. Não queremos voltar a extrapolar gastos com pessoal, isso prejudicaria a todos os piauienses e na situação em que nos encontramos temos que assegurar a Lei que foi aprovada e que o Estado possa honrar, mas com cautela para não correr o risco de atrasar salários”, afirma.

Para o representante da categoria, professor  Daniel Solon, o governo terá que cumprir a Lei. “O governo tem que cumprir a Lei e garantir reajuste dos servidores, incluindo os técnicos de varias áreas, para que de fato o reajuste que foi aprovado desde 2013 para os professores da UESPI seja implementado”, destacou.

Para Solon os problemas da UESPI vão além da questão salarial. “Temos uma pasta extensa com relação à situação crítica da nossa universidade. Falta professor, falta técnico, e tem estudante sobrevivendo comendo manga porque não tem um alimento pra sobreviver na universidade. É uma situação de precariedade total, queremos que o governador sente pra discutir essa situação", pontuou. 

Apesar da audiência pública, a categoria acredita que não ouve avanços. Está marcado para amanhã, às 9h, assembleia com professores e técnicos da Uespi para decidir sobre a determinação de greve. Os servidores são a terceira categoria a ter este indicativo no Estado, além da segurança e saúde.

SEGURANÇA

Nesta terça-feira (02), o secretário de Fazenda tem também uma nova rodada de negociações com os servidores da Segurança.

Comente aqui