TRE-PI MANTÉM MULTA A DIRCEU ANDRADE POR SUPOSTA OFENSA A FIRMINO

Humorista afirma que vai recorrer da decisão em Brasília (Foto: Reprodução/Facebook)

Por Gustavo Almeida

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) manteve decisão da 63ª Zona Eleitoral que condenou o humorista Dirceu Andrade ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil. Em sessão realizada nesta quinta-feira (8), os membros da Corte entenderam que houve ofensa à honra e a imagem do prefeito Firmino Filho (PSDB) através de mídia produzida pelo humorista e veiculada em agosto no Política Dinâmica.

Na notícia publicada no dia 20 daquele mês e mencionada na ação, o site repercutiu um vídeo produzido pelo humorista com paródia satirizando a administração municipal. Para o relator do processo, juiz Agrimar Rodrigues, as mensagens contidas na mídia audiovisual feita por Dirceu e denominada “A onda é uma Bossa” extrapolam o limite de críticas à gestão de Firmino, então candidato a reeleição.

Os juízes do TRE ainda consideraram impróprio um gesto feito por Dirceu com as mãos, sugerindo, segundo entendimento da Corte, desvio de recursos públicos promovido pelo prefeito. A decisão contra o humorista piauiense foi unânime, com todos os magistrados seguindo o voto do relator.

DIRCEU AFIRMA QUE VAI RECORRER
Procurado pelo Política Dinâmica, o humorista afirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão. Dirceu disse que no vídeo não pediu voto para nenhum candidato e não ofendeu ninguém. Ele ressalta que sequer citou o nome do candidato Firmino Filho e por isso não entende porque sua coligação moveu a ação judicial.

O humorista concluiu dizendo que respeita a decisão da Justiça, mas reafirmando que contestará a condenação. Na época da campanha, Dirceu produziu vários vídeos que chegaram a ser retirados da sua página na internet e depois republicados após a Justiça entender que não havia ilegalidade. Somente o vídeo que motivou a multa permaneceu com a divulgação proibida. 

Comente aqui