TJ-PI REÚNE JUÍZES PARA DISCUTIR CRISE NOS PRESÍDIOS

Juízes criminais discutem crise no sistema prisional do Piauí (Foto: Divulgação/TJPI)

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador José James Gomes Pereira, se reuniu nesta segunda-feira (16) com todos os juízes criminais de Teresina e das maiores cidades do estado. Os magistrados discutiram a crise carcerária nacional e demonstraram preocupação com a situação do Piauí.

Segundo o Desembargador José James, é preciso traçar estratégias e ações que possam minimizar o problema do sistema carcerário estadual. Nesta linha, citou o julgamento de presos provisórios como prioridade.

“O Piauí tem hoje cerca de 4.200 presos e destes, mais de 60% são presos provisórios, ou seja, que aguardam julgamento. O que estamos fazendo é um esforço concentrado no sentido de que se possa julgar rapidamente estes processos. Estamos designando quatro juízes auxiliares para ajudar as 12 Varas Criminais da capital, mais um juiz para a cidade de Parnaíba e outro para Picos”, falou.

Desembargador José James defende agilidade nos julgamentos (Foto: Divulgação/TJPI)

Para ele, é preciso agilizar o julgamento dos presos provisórios e diminuir a tensão interna nos presídios. A expectativa é de que em 90 dias uma resposta seja dada a sociedade e aos órgãos superiores do Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sobre a grande quantidade de presos provisórios, o Desembargador José James ressaltou que este problema não é só oriundo do Poder Judiciário. “É necessário que os demais agentes como o Ministério Público e Defensoria Pública estejam integrados”, falou. Uma nova reunião deve ocorrer na próxima quarta-feira (18).

Com informações do TJ-PI

Comente aqui