TEMER, O PRESIDENTE!

Michel Temer tomou posse após afastamento definitivo de Dilma Rousseff, com quem fez campanha eleitoral por duas vezes (foto: Palácio do Planalto)

Michel Miguel Elias Temer Lulia. Este é o nome daquele que, a partir desta quarta-feira se tornou o 41º presidente da República Federativa do Brasil. Quase três horas após o fim do julgamento do processo de impeachment, o ex-vice-presidente e até então presidente interino Michel Temer (PMDB), aos 75 anos, tomou posse de forma definitiva da Presidência da República.

A cerimônia de posse foi simples e rápida, devido à viagem de Michel temer à China, para reunião do G20 (foto: Palácio do Planalto)

Para a cerimônia, fizeram parte da Mesa do Congresso que deu posse a Temer, além de Renan, Lewandowski e Maia (DEM-RJ), o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), Jucá (que é 2º vice-presidente do Senado), o primeiro secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP) e a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP). O 1º vice-presidente, Jorge Viana, que é do PT, não compareceu à sessão.

Michel deu ordem para que seus aliados reajam firmemente contra a idéia de "golpe" contra o mandato de Dilma Rousseff (foto: Palácio do Planalto)

Em sua primeira fala após assumir em definitivo a presidência, Michel Temer colocou a geração de empregos como primeira tarefa de seu mandato. Segundo ele, o momento é de "colocar o Brasil nos trilhos".

“Agora nós inauguramos uma nova fase em que nós temos um horizonte de dois anos e quatro meses. E espera-se que nesses dois anos e quatro meses nós façamos aquilo que temos alardeado, ou seja, colocar o Brasil nos trilhos”

Temer, que não discursou no Congresso, falou em reunião ministerial no Planalto logo após a posse. E recomendou que governistas não levem desaforo pra casa quando chamados de “golpistas”.

“No mais, contestar a partir de agora essa coisa de golpista. Dizer: golpista é você, que está contra a Constituição”

Renan declarou Temer empossado pelo período de "31 de agosto a 31 de dezembro de 2018".

A cerimônia foi rápida, durou 12 minutos, e não houve discurso do presidente.

Ao final da cerimônia, Renan disse a Temer "estamos juntos", em áudio vazado pelas câmeras de TV. Renan votou a favor do impeachment horas antes.

Hoje mais cedo, 61 senadores votaram pela condenação de Dilma pelo crime de responsabilidade, cassando o seu mandato. Vinte parlamentares foram contrários.

Foto do Termo de Posse assinado por Michel Temer no Senado (foto: Palácio do Planalto)

Fonte: UOL

Comente aqui