TEM DEPUTADO JÁ DE OLHO EM 2024

O deputado estadual Doutor Hélio (MDB) foi reeleito para o cargo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta eleição de 2022. Com representativa na região do litoral do estado, principalmente, na cidade de Parnaíba, o parlamentar destacou em sua primeira entrevista após a eleição que o objetivo agora é continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do Piauí, mas de olho já nas eleições municipais de 2024. Ele pretende se candidatar, novamente, à prefeito da cidade de Parnaíba. Desta vez, pra valer. 

Deputado Doutor Hélio quer viabilizar seu nome dentro do MDB como candidato a prefeito de Parnaíba em 2024 (foto: Jailson Soares/ PD)

Nessas eleições de 2022, Doutor Hélio conquistou seu segundo mandato como deputado ao receber 38.029 votos, votação similar à que obteve nas eleições de 2018 quando somou 38.391 votos. “Tivemos êxito, praticamente a mesma votação da eleição anterior. Vamos continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do Piauí. Estou muito grato ao Litoral que está sempre muito presente, colaborando para que continue com sua representatividade e melhorando mais. Tivemos lá, a alegria de nos eleger e, também, um deputado Federal que foi o Florentino. Há, teve a Gracinha, também”, concluiu Doutor Hélio.

QUER SER PREFEITO DE PARNAÍBA

O deputado Hélio, que já disputou e perdeu a eleição para Prefeitura em 2020, acredita que em 2024 o resultado poderá ser outro. “É um desejo meu (ser prefeito de Parnaíba), tivemos lá mais de 8 mil votos. Estamos no MDB e quero ter as tratativas com o partido, meu nome vai estar colocado da mesma forma que fizemos na campanha anterior. Quando a gente tem clareza dos nossos objetivos, agora é lutar para trabalhar e convencer a maioria, mostrar que somos capazes. Até porque Parnaíba tem uma administração muito pobre e ineficiente”, afirmou Doutor Hélio.

Na oposição ao prefeito Mão Santa em Parnaíba, Doutor Hélio terá que convencer, novamente, lideranças do município de que seu nome é o melhor para disputa; em 2020, mesmo com importantes apoios, ele perdeu para o Mão Santa que se reelegeu (foto: BlogK3Notícias)

Nas eleições de 2022, Doutor Hélio recebeu 8.261 votos dos parnaibanos, sendo o segundo mais votado na cidade, ficando atrás somente da candidata eleita Gracinha Mão Santa, filha do atual prefeito de Parnaíba Mão Santa, eleita com 39.515 votos, sendo 22.904 votos somente em Parnaíba.

O detalhe é que a própria Gracinha ajudou aquele que deve ser um dos maiores cabos eleitorais de Doutor Hélio contra seu grupo, o deputado federal eleito Florentino Neto, do PT, com quem dobradinha em várias oportunidades em 2022. 

PARCERIA COM AS OPOSIÇÕES

Nas eleições municipais de 2020, Doutor Hélio se licenciou do cargo de deputado estadual para disputar a Prefeitura de Parnaíba tendo como principal adversário o prefeito Mão Santa que disputava a reeleição. Nesse pleito, Mão Santa acabou reeleito com 52.075 votos (68,34%) contra 20.213 (26,41%) de Doutor Hélio, na época do PL. Com a derrota, o deputado voltou para seu cargo na Alepi.

Doutor Hélio que repetir o que fez nas eleições de 2020 para Prefeito de Parnaíba e buscar apoio de Florentino Neto e do Governo do Piauí, mas desta vez espera vencer (foto: ascom)

Já para eleição de 2024, com a impossibilidade de Mão Santa em disputar mais um mandato -- pois já term dois consecutivos --, Doutor Hélio acredita que essa será sua vez de conquistar a Prefeitura. “Nesta eleição tive uma parceria muito exitosa com o candidato a deputado Federal Eleito Florentino Neto (PT). Tivemos uma votação expressiva na região, como em Ilha Grande que estive recentemente visitando com o Florentino. Acredito que ele (o Florentino) não tenha o mesmo objetivo (de ser prefeito) deva querer assumir a câmara, mas lógico temos uma capacidade de diálogo com todos e meu nome tá colocado sim”, enfatizou Doutor Hélio.

GRUPOS POLÍTICOS BRIGAM POR PARNAÍBA

Na cidade de Parnaíba, os grupos políticos de Mão Santa (União Brasil), Florentino Neto (PT) e Doutor Hélio (MDB), protagonizaram as disputas eleitorais municipais nas últimas eleições. Em 2012, Florentino Neto foi eleito prefeito da cidade (2013-2016), com 34.195 votos (46,91%), ficando em segundo o ex-governador Mão Santa (PSC) com 24.151 votos (33,01%). Já nas eleições de 2016, Florentino não conseguiu a reeleição ao obter 34.462 votos (44,09%), tendo sido eleito Mão Santa (SD) com 35.585 votos (45,53%).  Nas últimas eleições de 2020, o candidato de oposição a reeleição de Mão Santa (DEM) foi o deputado Doutor Hélio (PL), que mesmo com o apoio do então governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e do secretário de Saúde, Florentino Neto, não conseguiu evitar a reeleição de Mão Santa, que venceu com 52.075 votos (68,34%) contra 20.123 votos (26,41%) o Doutor Hélio.  

Atual prefeito de Parnaíba, Mão Santa, mostrou sua força política ao eleger a filha Gracinha Mão Santa como a mais votada na cidade (foto: O Piauiês)

Para esta próxima eleição de 2022, Doutor Hélio que reelegeu deputado pelo MDB terá que convencer seu partido, o deputado Federal Florentino e o próximo governador Rafael Fonteles (PT), de que seu nome, desta vez, será capa de derrotar o candidato que tiver o apoio do prefeito Mão Santa (União Brasil).

Comente aqui