SINDICATOS PREPARAM MANIFESTAÇÕES CONTRA FUNDO DA PREVIDÊNCIA


por Lídia Brito

O governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Administração, Franzé Silva, são alvo de manifestação preparada pelos sindicatos de servidores públicos do estado contra a proposta de criação do Fundo Piauí Previdência. As categorias acusam o governo de não abrir uma discussão sobre o tema e tentar aprovar o projeto, na Assembleia Legislativa, após acordo com os deputados e partidos da base aliada.

Na terça-feira (18), uma reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, Administração Pública e Política Social e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação irá discutir o projeto. Depois do governador conseguir recuperar a paz na base e contando com o apoio do presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), a avaliação é que o Palácio de Karnak não terá dificuldades para aprovar o projeto.

Otimista, o líder do Governo, deputado João de Deus (PT), disse que houve avanço nas negociações com os sindicatos que representam os servidores estaduais, apesar dos protestos. “Estivemos reunidos com os servidores da Saúde e com os servidores da Educação. Nosso objetivo é mostra que o fundo é fundamental para não ocorrer o colapso da previdência do estado. É importante para que no futuro os aposentados possam continuar recebendo seus salários”, declarou.
Entre os manifestantes contrários ao projeto, o secretário de Administração, Franzé Silva, é acusado de dificultar as negociações. “Ele é muito intransigente. Em alguns momentos já chegou a se levantar das mesas de negociação. Essa não é a postura que deve ser tomada pelo secretário”, declara o presidente do SINPOLPI, Constantino Júnior.

Comente aqui