Silas propõe nova lei para nomeação de concursados

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Com o intuito de tornar mais claro o processo de nomeação de concursados, o deputado federal Silas Freire (PR) apresentou Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que tem como finalidade assegurar definitivamente o direito dos candidatos aprovados de serem nomeados.

"Precisamos de uma lei mais clara e objetiva que assegure, sem burocracia, que candidato aprovado dentro do número de vagas previsto em edital de concurso público tem direito à nomeação, afirma Silas.

Deputado defende nova lei para que nomeações aconteçam de forma mais efetiva. (Foto: Política Dinâmica)

De acordo com o deputado federal, é injusto que concurseiros sejam aprovados depois de  terem depositado tempo e investimentos, e não sejam convocados para as suas vagas. 

 " Há um grande investimento de tempo, além de financeiro e psicológico. O mínimo que as empresas deveriam cumprir é o que foi estabelecido em edital, mas não é isso que vemos acontecer", afirma o deputado. 

Silas declara ainda que por falta de uma resolução ou uma lei específica, as empresas que realizam concurso e não se preocupam com a nomeação. O Projeto de Lei 2077/15, dispõe também sobre a proibição da contratação temporária de pessoal e serviços, a qualquer título, para o exercício de funções próprias, de cargo para qual haja candidato aprovado em concurso público com prazo de validade não expirado.

O projeto propõe ainda a proibição da contratação temporária de pessoal e serviços. (Foto: Política Dinâmica)

"Esperamos encontrar apoio do Congresso para tramitarmos rapidamente esse PL. Os aprovados não estão pedindo favor, estão querendo somente os que lhes é reservado por direito", finaliza Silas Freire.

Comente aqui