SILAS FREIRE VOTARÁ A FAVOR DA DENÚNCIA CONTRA TEMER, MAS AMENIZA PAPEL DA CÂMARA

Silas é favorável à denúncia (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Na pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, onde a publicação consultou os deputados federais quanto ao voto na denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), o deputado Silas Freire (Podemos) ainda não havia declarado o voto na Câmara dos Deputados. Ele é suplente da deputada licenciada Rejane Dias (PT), secretária de Educação do Piauí, que não vai participar da votação, apesar de apelo do deputado Assis Carvalho, que articula votos contra o presidente.

O deputado Silas Freire (Podemos) já decidiu como vai votar e será favorável à denúncia, mas amenizou o papel da decisão nesse momento. No entanto, é fato que a Câmara dos Deputados tem função determinante sobre o rumo que essa história irá tomar.

“A Câmara não vai estar julgando Temer. Vai apenas liberar para o foro apropriado, que é a Justiça onde existem indícios, possa abrir um processo. Caberá ao STF, no papel de Justiça, analisar se recebe ou não a denúncia, se o processa e se no final condena ou inocenta”, declarou Freire.

Nos bastidores, corre a informação de que Temer pressiona o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), a votar a denúncia ainda esta semana. É necessário que o quórum na sessão de votação conte com pelo menos 342 parlamentares.

A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. O peemedebista é acusado pelo crime de corrupção passiva, a partir do conteúdo das delações dos executivos da JBS.

Comente aqui