SILAS CRITICA CRIAÇÃO DE MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS: “PARA DEFENDER DIREITOS DE BANDIDOS”

Silas Freire não vê medida com bons olhos (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O presidente Michel Temer (PMDB) anunciou na noite de ontem (3), por meio de seu porta-voz, que criou o Ministério dos Direitos Humanos e que o cargo será ocupado pela atual secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania, a desembargadora Luislinda Valois.

A nova ministra dos Direitos Humana, Luislinda Valois (Foto: Reprodução | SEPPIR)

No governo Dilma existia a Secretaria de Direitos Humanos, com status de ministério. Ao assumir a presidência interinamente, em maio do ano passado, Temer transferiu as responsabilidades da pasta para o Ministério da Justiça que, na ocasião, passou a ser Ministério da Justiça e Cidadania. A nova pasta de direitos humanos foi criada por meio de medida provisória, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (3).

SILAS FREIRE REAGE

O deputado federal Silas Freire (PR) é aliado do governo Temer, mas não está satisfeito com a medida. Para ele, o Ministério é instrumento para defender “direitos de bandidos”.

"Quero estar ao lado do Brasil como aliado do meu país, participando com o governo Temer da retirada da nossa nação da crise financeira, institucional e da violência em que vivemos e nos tornamos reféns, mas isso não me tira o direito de lamentar as mudanças feitas no governo em que se recria o Ministério dos Direitos Humanos para defender direitos de bandidos ou, como popularmente se fala, 'direitos dos manos'. Assim, foi feita uma manobra de nomenclatura de engodo, acrescentando a segurança pública ao Ministério da Justiça e deixando a política de segurança pública, esta sim que tem como função a defesa dos 'direitos do cidadão', em segundo plano", criticou o parlamentar.

Silas também criticou a incorporação da Segurança Pública ao Ministério da Justiça e Cidadania, que passa a ser chamado de Ministério da Justiça e Segurança Pública, ainda sob o comando de Alexandre de Moraes. Para ele, tal medida foi somente para amenizar com a “bancada da bala” na Câmara.

ATUALIZADO ÀS 12H22

"Direitos dos 'Manos' ganha mais uma vez dos cidadãos de bem", diz Silas Freire em publicação no Facebook.



Com informações da ASCOM/Silas Freire e G1.

Comente aqui