SERVIDORES DA SAÚDE PARAM EM TERESINA

Não bastasse as dificuldades e constantes paralisações do transporte público e as ruas repletas de buracos em Teresina, a população se deparou com mais um problema nessa terça-feira (28/06). Dessa vez, o teresinense sentiu a falta de profissionais de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos de vacinação da capital. A ausência desses servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) prejudicou a realização de vários serviços à população, como testes para detectar a Covid-19, vacinação nas UBS e nos postos de vacinação pela cidade, além do acompanhamento a gestantes nas UBS.

Servidores da Saúde fizeram protesto em frente a Prefeitura de Teresina (foto: Ascom)

Os enfermeiros servidores da FMS realizaram uma paralisação de advertência à Prefeitura de Teresina que não teria repassado aos trabalhadores o reajuste de 10,5% concedido à todos os servidores municipais. A paralisação foi iniciada as 7h da manhã desta terça-feira (28/06) e seguirá por até esta quarta-feira (29/06).

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Piauí (Senatepi), Erick Ricelly, explicou à imprensa que a paralisação é uma maneira de alertar a população sobre os problemas vividos pela categoria. Além da falta do reajuste linear, a atual gestão do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) realizou cortes do valor da insalubridade e do plantão dos profissionais, impactando, na remuneração dos servidores.

Profissionais da enfermagem pedem que Doutor Pessoa pague os 11% de aumento que deu para todas as outras categorias de servidores municipais (foto: ascom)

NOTA DA FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou que 10 categorias já estão recebendo aumento progressivo desde 2019, depois de acordo entre elas e a prefeitura. Recebem semestralmente aumento, que varia de 42% a 54%. Portanto não vão entrar no aumento para os demais servidores que aconteceu no ano de 2022. As categorias já contempladas com aumento desde 2019 são: farmacêuticos, bioquímicos, veterinários, analistas de sistema, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Sobre a falta de vacinação nas UBS, a FMS destacou que alguns profissionais de algumas UBS não aderiram ao movimento. Dessa forma, o cidadão que não conseguisse atendimento numa UBS poderia procurar atendimento em outra unidade, tendo em vista a disponibilidade doses de vacina em todas as UBS, além dos drives e em dois shoppings.

Comente aqui