SEM WELLINGTON, AMADEU É OFICIALIZADO CANDIDATO

Amadeu Campos teve sua candidatura homologada e terá como vice Décio Solano, do PT (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

por Lídia Brito

Sem a participação do governador Wellington Dias (PT), mas com a presença do adversário, deputado Dr. Pessoa (PSD), o jornalista Amadeu Campos (PTB), teve a candidatura a prefeito de Teresina homologada. Em convenção conjunta os partidos - PT, PTB, PTC e PMN - oficializaram o apoio ao petebista.

Com um discurso focado na ideia de renovação, Amadeu se colocou como novidade e apresentou o slogan “Hora do novo, tempo de mudar”, que será utilizado durante toda a campanha. Na primeira fala oficial como candidato, o jornalista apostou em um discurso pouco extenso e focou em temas como o acidente de trânsito que sofreu em 2011 e na superação dos desafios.

Após verdadeiro calvário na pré-campanha, Amadeu comemorou a homologação de sua candidatura a prefeito da capital (Foto: Ascom)

Amadeu também mostrou um lado religioso, citou um versículo da Bíblia e encerrou o evento com a oração do Pai Nosso. “Em 2011 eu sofri o acidente que mudou a minha vida. Mas eu aprendi que é preciso se superar. Nada é impossível. Depois do acidente eu passei a ler mais a Bíblia e cito aqui uma passagem do livro de Lucas que diz que tudo é possível para quem tem fé”, declarou.

APOIOS POLÍTICOS

Em companhia da mãe e da noiva, Amadeu afirmou que se for eleito irá administrar Teresina ao lado do povo. Ele evitou fazer críticas ao prefeito Firmino Filho e disse não ser inimigo do tucano. “Eu sou crítico do prefeito. Não sou inimigo dele. Nunca cultivei o ódio porque sempre fiz amigos”, disse.

Ao lado da família, Amadeu se disse fortalecido para a campanha e futura gestão da Prefeitura de Teresina (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

O senador Elmano Ferrer esteve presente e falou do desafio de se administrar uma cidade. Elmano falou da crise que os municípios vivem e lembrou da época em que foi prefeito. “Nós fizemos muito por Teresina. O povo reconhece nosso trabalho. É muito difícil administrar uma cidade. Vamos ajudar Amadeu com nossa experiência”, declarou. 

Ex-prefeito de Teresina, o senador Elmano Ferrer fez discurso confuso, mas prometeu estar ao lado de Amadeu de agora em diante (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)


AUSÊNCIAS SENTIDAS

No PT, o candidato a vice Décio Solano esteve ao lado de Amadeu, mas chamou atenção as ausências de nomes importantes da sigla. Além do governador, a presidente estadual da sigla, senadora Regina Sousa, a secretária de Educação, Rejane Dias, não estiveram presentes. O deputado federal, Assis carvalho (PT), compareceu e representou a bancada da sigla.

O secretário de Governo Merlong Solano falou sobre as possibilidades de uma gestão da PMT comandada pelo jornalista Amadeu Campos e seu irmão, o advogado e ex-vereador Décio Solano (foto: marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

“É tempo de mudar. Teresina não pode mais continuar com a gestão que se encontra. É preciso uma Teresina moderna. Amadeu é o novo e tem o apoio do PT. O partido vai de corpo e alma”, destacou o deputado.

O deputado Assis Carvalho era o petista de mais alta patente no palanque de Amadeu, mas não conseguiu disfarçar a falta do governador Wellington Dias (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

APOIO POPULAR

A reunião dos quatro partidos parece não ter empolgado muito ao público. Aos poucos, as pessoas presentes foram deixando o local e durante o discurso de Amadeu, a plateia estava praticamente esvaziada. Talvez, por isso, o discurso do candidato tenha sido curto e tenha optado por não se alongar. Enquanto Amadeu falava, parte do público se retirava.

O público que chegou mais cedo à convenção começou a ir em bora ao anoitecer (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Para o primeiro discurso como candidato, Amadeu usou um tom mais moderado e como era esperado não empolgou o público. O único momento em que ele de fato arrancou aplausos dos presentes, sem a necessidade de interferência do animador do evento, foi quando ele afirmou que ira administrar a capital com o povo. 

O discurso sobre mudança de Amadeu, em boa parte do tempo, permaneceu mais genérico, talvez por excesso de cautela (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

A falta de um discurso que empolgasse também foi sentida entre as demais lideranças presentes. Nomes como o senador Elmano Ferrer e os deputados Evaldo Gomes, Fábio Abreu e Assis Carvalho discursaram, mas nenhum conseguiu capturar emoção popular. As falas se mantiveram no mesmo nível das declarações dadas à imprensa diariamente. Sem novidade neste ponto, foi difícil manter a militância animada. 

Comente aqui