SEM PRESTÍGIO NO MDB

Que o prefeito de Teresina, doutor Pessoa (MDB), está insatisfeito com seu partido isso não é segredo para ninguém. Porém, o que todos se perguntam é para onde poderá ir o prefeito caso decida sair da sigla? Nos bastidores da política pouco se acredita na saída de Pessoa e num possível ingresso dele na oposição liderada pelo Progressistas. Vale lembrar que o grupo do PSDB e do Progressistas foi derrotado por Doutor Pessoa nas eleições de 2020, utilizando-se do discurso de mudança na gestão da capital, há 30 anos sob o domínio tucano. Doutor Pessoa se reúne com Marcelo Castro em Brasília (foto: reprodução redes sociais)

Tentando acalmar os ânimos e em busca de mais espaço dentro do seu partido, Pessoa esteve na última semana em Brasília (DF) onde aproveitou para visitar e conversar com o senador Marcelo Castro (MDB), presidente estadual do partido no Piauí. Porém, o resultado dessa conversa não teria sido tão animador para o prefeito que pode até antecipar a "arrumação das malas".

DOUTOR PESSOA NÃO SAI

Em entrevista à TV Meio Norte, o senador Marcelo Castro disse não ter nenhuma lógica a saída do prefeito de Teresina do partido. "Não há razões para ele sair. Vamos analisar o quadro, se ele sair desse grupo político que tem a frente, também, o governador Wellington Dias, e nós todos juntos derrotamos a hegemonia do PSDB na capital, pra onde vai o Pessoa? Ele vai para outro partido da base do governo ? Elei vai se aliar a oposição que ele acabou de derrotar ?", ressalta Marcelo Castro, entretanto vale lembrar que o prefeito de Teresina não costuma seguir o que é mais lógico.   

Ainda sobre a conversa com Castro, o prefeito reclamou ao senador que não é ouvido nas decisões importantes do MDB. Além disso, nos bastidores da política o que falam é que Doutor Pessoa se quer é convidado para as reuniões do partido. Por isso, cada vez mais sem espaço dentro da sigla e sem “voz” o futuro do Doutor Pessoa no MDB é incerto e pode estar com os dias contados.

Doutor Pessoa ainda não definiu qual grupo político vai apoiar para o governo do Piauí nas eleições de 2022.

PESSOA PODE VIABILIZAR 3ª VIA

Sem entendimento no partido, Doutor Pessoa voltou a evidenciar o desejo de sair do MDB e pode já ter um destino, o novo partido União Brasil, formado pela união do DEM e do PSL. Em entrevista à imprensa, o prefeito disse que já tem "gente sua" conversando com os líderes do União Brasil e não descartou ser esse seu novo destino, mas tem como exigência participar do comanda das decisões do partido. 

A mudança para um novo partido é mencionada pelo prefeito desde o início de sua gestão. O prefeito nunca escondeu o desejo de ter uma terceira via para apoiar nas eleições para o Governo do Piauí em 2022, rejeitando assim aos nomes dos dois grupos políticos que protagonizam a disputa de 2022, liderados pelo senador Ciro Nogueira (PP) e pelo governador Wellington Dias (PT). Mas nos últimos meses também incorporou ao seu discurso que pode apoiar um dos dois lados, porém iria avaliar e apoiar quem mais mostrasse trabalho por Teresina.

Como já dissemos, com a insatisfação dentro do Partido, doutor Pessoa tem buscado fazer o contato direto com os líderes políticos do estado, sem a intervenção do MDB.  Ainda nesta semana, o prefeito de Teresina deve se reunir com o pré-candidato ao governo do Piauí, o secretário Rafael Fonteles (PT), para tentar "aparar as arestas" na base governista e quem sabe já firmar o apoio do gestor da capital à campanha do petista em 2022. Entretanto, como aderir ao grupo do petista Fonteles se Pessoa já deixou claro que vai apoiar a reeleição do presidente Bolsonaro?   


Comente aqui