SEM AÇÕES PARA O TURISMO

O deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressista) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para elogiar o Sebrae pela realização do evento “Piauí Rio” que acontece no Rio de Janeiro com objetivo de divulgar o potencial turístico do Piauí. Por outro lado, o parlamentar aproveitou o espaço para tecer críticas à Secretaria Estadual de Turismo no estado que não realiza ações em prol do turismo e “só serve pra fazer calçamento”.

Deputado estadual Júlio Arcoverde. (foto: Jailson Soares)

A discussão aconteceu na sessão plenária dessa última quarta-feira (20) e de acordo com Júlio, a ação do Sebrae é louvável.  “O Sebrae escolheu o bondinho da Urca para expor as potencialidades do Piauí e em vários outros locais do Rio de Janeiro, como o Centro Brasileiro de Artesanato, na praça Tiradentes. O Rio é o maior centro de atração de turistas nacionais e internacionais”, destacou.

O deputado afirmou que o Sebrae está dando o exemplo não só para nós, como para o Governo do Estado, que precisa dar funções para a Secretaria de Turismo e não só fazer estradas, calçamentos, calçadas e limpezas. "Precisamos dar funções para a Secretaria de Turismo para que possa vender o nosso Estado como o Sebrae está fazendo muito bem”, garantiu.

Júlio Arcoverde também lembrou que o governo critica o Progressistas por não trazer obras para o Piauí, mas o partido tem como testemunho os prefeitos que recebem recursos federais para executarem obras em seus municípios. “São obras e não apenas placas”, afirmou.

Arcoverde criticou a ida do governador Wellington Dias ao evento no Rio e afirmou não saber se o Estado havia investido algum recurso naquele evento. “Só faltou ele ir lá e colocar no Morro da Urca uma placa do Pró Piauí”.

A fala de Júlio foi rebatida pelo deputado Cícero Magalhães (PT) que disse que o governador tem o direito de ir para onde quiser. “Na verdade, temos que agradecer a Deus pelas obras que o Piauí tem recebido independente de quem as tenha realizado”, emendou.

'DEPUTADO DA SETUR' REBATE
O deputado Flávio Nogueira (PDT) afirmou que foi criada no Piauí a ideia de que a Secretaria de Turismo só fazia calçamento. O parlamentar era titular da pasta até recentemente e ainda exerce influência política no órgão. “De fato ela faz calçamento, mas não é só isso não. Ela faz praças, através de licitação, de maneira natural e lícita. Faz convênios com entidades, com diversas prefeituras, na parte da preparação da infraestrutura”.

Deputado estadual, Flávio Nogueira Júnior. (foto: Jailson Soares)

O parlamentar disse também que esse trabalho de organização não acontece só no Piauí, mas em todos os estados da federação, com acordos com associações e prefeituras onde existem secretarias de turismo. “Se fizesse só calçamento, as emendas federais não seriam aprovadas. Lá existem R$ 40 milhões apresentadas em emendas do deputado federal Flávio Nogueira para fazer calçamentos, estradas vicinais, asfalto, todas vindas do Ministério do Turismo e da Codevasf. Agora também haverá de ser feito o asfalto ligando o povoado Siri até a cidade de José de Freitas, através de emenda do senador Ciro Nogueira, de R$ 10 milhões”, respondeu.

Com informações da Alepi

Comente aqui