Secretaria Municipal de Segurança dá seus primeiros passos

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social está dando seus primeiros passos. Na manhã dessa quinta-feira (07), o prefeito Firmino Filho (PSDB) e o delegado Samuel Silveira (PMDB) -- juntamente com o grupo de trabalho para a criação da secretaria -- receberam na Casa de Cultura de Teresina o sociólogo especialista em segurança, José Luiz Ratton.

O professor, que faz parte do corpo docente da Faculdade Federal de Pernambuco, veio debater com a comunidade e mostrar o exemplo do programa “Pacto pela Vida”, que reduziu em 40% a violência em Pernambuco.

O prefeito Firmino Filho, diz que espera aproveitar a experiência do sociólogo. “Esperamos aprender com essa experiência, e através dessa nova secretaria capitaneada pelo delegado Samuel, dar saltos qualitativos, ele [Samuel] que além de estar à frente dos trabalhos de formação dessa nova secretaria está, também, à frente dos projetos e ações a serem desenvolvidos por ela”, ressaltou o prefeito.

A Guarda Municipal, segundo planeja o prefeito, será um dos instrumentos dessa nova secretaria, composta, ainda, pela Defesa Civil, Gabinete Militar, Enfrentamento às Drogas, Defesa das Minorias e o Procon. “Entendemos os grandes desafios que nós temos em várias áreas. Então necessitamos ter uma guarda civil qualificada que possa cumprir bem a sua missão”, argumenta Firmino.

Segundo o delegado Samuel Silveira, o edital para o concurso da Guarda Civil Municipal já está em fase de conclusão. Inicialmente, serão 100 pessoas, que, após aprovação no concurso, com previsão para o segundo semestre, irão fazer um treinamento para sua qualificação, já que estarão munidos de armas letais e não letais.

“Nosso interesse é para 100 homens no início de 2016. Já existe uma lei de 2009 que nós queremos implantar o mais rápido possível. Nós iremos fazer esse concurso público, mas esse é um processo paralelo e independente da criação da Secretaria, porque a guarda municipal já existe vinculada à Secretaria de Governo”, explica Samuel, contando que, também, que a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social seria um grupo no qual a Guarda Municipal será inclusa. "A previsão para que ela se torne realidade será entre o fim do segundo semestre e o começo de 2016", fala o delegado. 

No debate estavam presentes diversos líderes comunitários, que apoiam a criação da nova secretaria. “É muito importante essa secretaria, porque quando trabalhamos com organização as coisa andam, e se nós tivermos uma união nesse trabalho, a gente vai sim combater a violência e reduzir o número de criminalidade que está acontecendo entre os jovens hoje”, ressaltou Joana Ferreira, que é líder comunitária do Loteamento Portal da Alegria.

Comente aqui