Rumo ao 7º mandato

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) não parecem incomodados com a aprovação de uma resolução que aconteceu no último dia dois de setembro. A matéria garantiu novamente a reeleição do presidente da casa. No início do ano legislativo, o candidato a presidente da Assembleia, Fábio Novo (PT) chegou a afirmar que, caso ganhasse, acabaria com a reeleição. Acontece que nem todos os parlamentares pensam como ele, e a maioria aprova a ideia do deputado Themístocles Filho (PMDB) assumir pela sétima vez a presidência da Alepi.

Themístocles está em seu sexto mandato como presidente da casa. (Fotos: Jailson Soares / Política Dinâmica)

No fim do ano passado, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição acabando com a reeleição para presidente do Poder Legislativo. Caso Themístocles seja reeleito nas próximas eleições de presidente da casa, ele deverá começar o seu sétimo mandato. 

O deputado João de Deus (PT), líder da oposição na casa, disse que não esteve tão atento à votação da resolução, mas acredita que o atual presidente tem desempenhado um “trabalho de qualidade” e que por isso, merece tentar a reeleição.

João de Deus defende a reeleição de Themístocles.

“Confesso que eu não vi essa votação. O fato é que foi aprovado, e isso não quer dizer que o presidente Themístocles vá ser eleito; se tiver outros, ele vai disputar. Acho que ele faz um excelente trabalho, muita gente deseja a continuidade dele, mas é uma discussão para o próximo ano”, afirma.

O deputado Cícero Magalhães (PT) defende que a modificação no Estatuto da Alepi não tem um significado prático e que não obriga o atual presidente se candidatar à reeleição. “É uma resolução da mesa que foi aprovada tirando a proibição de reeleição, o que não quer dizer que o presidente vá ser candidato”, coloca.

Cícero Magalhães defende que foi apenas uma mudança para garantir democracia pela reeleição.

O deputado João Madison (PMDB) defende que a reeleição faz parte do processo democrático e que, por isso, não se deveria impedir o atual presidente de tentar a reeleição. O parlamentar destaca ainda que a reeleição não impede que haja outros candidatos.

“Eu vejo muito tranquilo essa aprovação, porque faz parte da democracia. Quem quiser pode se candidatar, ninguém pode tirar o direito das pessoas. As pessoas dizem, ‘ah, mas o presidente tem dez anos’, ele tem dez anos, mas é querido por essa casa, e pelo povo do Piauí. Acho natural, e se quiserem disputar com ele, é só se candidatarem também”, avaliou o deputado.

Comente aqui