REGINA SOUSA VISITA URUÇUÍ EM DILIGÊNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO

A senadora visita a cidade após crime que chocou o Piauí (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A senadora Regina Sousa (PT) visita o município de Uruçuí nesta sexta-feira (9), em diligência da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), a qual ela preside. O objetivo da petista é apurar e discutir, com a comunidade e autoridades locais, alternativas de enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher. O estupro coletivo contra uma adolescente grávida de cinco meses e o assassinato de seu namorado, no início do mês de maio, chocaram todo o Piauí. Para Regina, crimes desse tipo estão se tornando uma espécie de “epidemia” no Brasil e precisa ser enfrentado pelo Estado brasileiro.

“Ações de prevenção à violência contra a mulher e a criação de centros de educação e reabilitação do juiz podem ser decisivos para evitar o crime ou a reincidência do criminoso”, explica a senadora. Ela é autora do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 09/2016, que obriga os agressores de mulheres a frequentarem centros de educação e de reabilitação. A proposta de alteração na Lei Maria da Penha já foi aprovada pelo plenário do Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

A parlamentar defende que a educação e a prevenção podem ser as portas de saída para a violência, não só no Piauí, mas em todo o País. “É preciso investir na qualificação de pessoas habilitadas a lidar com a violência e as drogas”, afirma.

Em Uruçuí, Regina Sousa participa de audiência pública na Câmara de Vereadores às 18 horas. Ela convida toda a população a participar das discussões para encontrar formas de enfrentar a violência na região. No debate, também o enfrentamento à expansão do consumo e tráfico de drogas, já que os crimes são interligados.

A senadora também pretende visitar da adolescente vítima do estupro coletivo e a família do jovem assassinado.

Fonte: ASCOM

Comente aqui