REGINA DEFENDE PUNIÇÃO PARA JUÍZES

Senadora afirma que pequeno grupo de juízes tenta distorce o sentido do projeto de abuso de autoridade (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

por Lídia Brito

A senadora Regina Sousa (PT) defendeu o polêmico projeto sobre Abuso de Autoridade que foi aprovado pela Câmara Federal e agora vem sendo discutido pelo Senado. A postura da petista vem sendo criticada, pelo grupo que denuncia uma manobra do Congresso para acabar com a Lava Jato.

Para a petista, o parlamento não deseja prejudicar a operação Lava Jato, mas acabar com o que ela chama de abuso de poder por parte do Judiciário. Regina afirma que a polêmica em torno do assunto é fruto do desconhecimento da população em relação ao que diz o texto e que até mesmo os senadores ainda não tiveram tempo de analisar o projeto com cautela. Para a petista, é preciso haver uma discussão maior sobre o assunto.

A postura do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), de tentar apressar a votação, foi criticada por Regina. “A polêmica ocorre porque as pessoas não sabem o que está sendo votado. No dia em que o Renan tentou votar, nem os senadores sabiam. Existe um grupo que se utiliza desse desconhecimento para tentar colocar para a opinião pública que o Congresso quer acabar com a Lava Jato. Isso não é verdade. Queremos impedir o abuso de autoridade”, declarou.

Para a senadora, juízes envolvidos com práticas ilegais e com o mundo do crime teriam uma punição branda demais. “Tem o caso de uma juíza da Bahia que foi pega com ligações com um traficante. A punição dele foi muito branda. Eles se aposentam e pronto e continuam recebendo. Se for qualquer outra pessoa é presa. Isso é imoral. Precisamos acabar com os privilégios”, disse.

Com relação as declarações do juiz Sérgio Moro, durante audiência no Senado, Regina diz concordar apenas em um ponto, quando ele disse que esse não seria o momento para discutir o assunto. “Não existe perseguição à Lava Jato, mas concordo com o Moro quando ele diz que não é o momento para se discutir este projeto”, concluiu.  

Comente aqui