REGINA COELI DIZ QUE MUNICÍPIOS NÃO TEM COMO BANCAR MEDIDAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMA DA FALTA D’ÁGUA

Regina Coeli, prefeita de Pio IX, afirma que a cidade está na iminência de uma crítica falta d’água (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A prefeita de Pio IX Regina Coeli (PSB) participa hoje (9) do 1º Encontro com os prefeitos municipais participantes da Operação Carro Pipa, que é realizado pelo 25º BC. Na ocasião, ela conversou com a reportagem do Política Dinâmica sobre os desafios que os habitantes do município enfrentam com o escasso fornecimento de água.

Na semana passada, os cinco municípios abastecidos pela barragem de Piaus – São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova e Campo Grande –, situada na divisa dos municípios de São Julião e Pio IX, se reuniram com o governador Wellington Dias (PT), o secretário estadual da Defesa Civil Hélio Isaías, Funasa e DNOCS.

“Senti preocupação [do governador], mas além da crise hídrica temos a crise financeira, que é um agravante. Por mais boa vontade que se tenha, o que eu acho que tem nos limitado são os escassos recursos”, assinalou.

Da reunião, os principais encaminhamentos foram o racionamento de água e a visita aos municípios para um estudo sobre a viabilidade de fazer a perfuração de poços.

“A gente espera que a reunião tenha servido para resolver essas questões mais imediatas, até porque daquela reunião deverá sair plano para o Governo do Estado e os municípios deverão fazer seus planos”, explicou.

CADA GOTA CONTA

Segundo a prefeita, a situação de escassez vivida neste momento deve ser observada, mas sem relegar os problemas futuros. Os municípios devem se preparar para a próxima temporada de estiagem, de modo que “a gente não esteja aflita correndo atrás de soluções necessárias e que estão distantes”. Na zona urbana da cidade vivem 6 mil habitantes.

“A situação como sempre é de carência na zona rural e agora na iminência de termos um desabastecimento na zona urbana. E a gente está em busca de soluções, porque os municípios não tem como bancar essas medidas. A gente está atrás de medidas imediatas e de médio prazo, porque esta questão é cíclica. Vai e volta”, assinalou.

RACIONAMENTO

O racionamento de água deve ser iniciado ainda na próxima semana, segundo a Defesa Civil, que também participou do evento. Ainda em maio a prefeita de Pio IX já pedia que tal medida fosse implementada.

Ela também se reuniu em Brasília no mês passado para tratar com a bancada piauiense sobre o caso da barragem de Piaus, que opera atualmente com apenas 5% da sua capacidade. Ela pleiteia a liberação de recursos para a construção de uma adutora de engate rápido, orçada em R$ 110 milhões.

Comente aqui