Reforma promete melhorias

Por Marcos Melo e Viviane Menegazzo

Na manhã desta terça-feira (7), o governador Wellington Dias apresentou à Assembleia Legislativa o pequeno resumo da reforma administrativa que pretende implantar em seu Governo. Apesar de levar apenas um rascunho, o governador fez questão de ressaltar que as mudanças trarão benefícios para a gestão, com redução de cargos e, consequentemente, de custos.

Nesta semana, odeputado federal Merlong Solano, em entrevista ao Política Dinâmica, já havia defendido a reforma explicando que a mesma servirá para ajustar o Estado à sua nova realidade, adequando sua estrutura à realização de promessas que o governador Wellington Dias (PT) fez durante a campanha eleitoral.

Uma das principais mudanças diz respeito ao Instituto de Previdência do Estado (IAPEP) que passará a ser apenas um instituto de saúde dos servidores e o controle previdenciário passará para o Estado, dentro da Secretaria de Administração. Outra transformação é a do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) em Secretaria. Também estão incluídas a transformação da Agespisa em autarquia e a criação da Coordenadoria de Saneamento Rural.

Durante a apresentação do projeto, o Secretário de Fazenda Rafael Fonteles garantiu que não haveriam aumentos, e que a reestruturação permitiria ao Estado acompanhar o ajuste fiscal a que está se propondo.

Apesar das apresentações iniciais do que a reforma administrativa permitiria, alguns deputados de oposição se mostraram desconfiados com a mudança.  

Comente aqui