R. SILVA QUER PRESENÇA DA BANCADA FEDERAL NA CÂMARA PARA DISCUTIR REFORMA POLÍTICA

R. Silva critica implantação da lista fechada e tem apoio dos colegas parlamentares (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Viviane Menegazzo

O vereador R. Silva (PP) trouxe ao debate, na sessão plenária desta quarta-feira (5), a reforma política que tramita no Congresso. A principal preocupação do parlamentar é com a implantação do voto por lista fechada. Ele quer a presença da bancada federal (deputados e senadores) na Câmara Municipal de Teresina para discutir a reforma e levar o posicionamento dos vereadores, que se colocam contra a medida. Evento semelhante ocorreu na última segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa. Estavam presentes o deputado federal Marcelo Castro e o senador Elmano Férrer, ambos do PMDB.

Um requerimento será apresentado com a assinatura dos vereadores. Para R. Silva, a lista fechada vai aumentar o poder dos partidos em "negociar com o executivo a nível federal, estadual e municipal". Ele afirma que o sistema vai acabar com oposição.

"A lista fechada rouba o direito sagrado do eleitor de escolher seus representantes. (...) As mulheres não terão mais chance alguma de aumentarem suas bancadas. Esta Casa precisa tomar uma posição na questão", declarou.

Ele defende ainda que a lista protege a candidatura de "nomes sujos". Para ele, a iniciativa é uma forma dos partidos blindarem tais nomes, que terão prioridade em relação aos demais.

Comente aqui