Questão previdenciária e segurança são pilares em primeiro dia de encontro

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Iniciaram-se na manhã de hoje (16) as atividades do 4º Encontro de Governadores do Nordeste com reunião preparatória de secretários de Governo das pastas de Ciências, Tecnologia e Inovação; Previdência Social; Segurança e Justiça dos nove estados da região. O foco principal do encontro é debater pautas de interesse comum entre os estados para fortalecer a luta em prol de melhorias junto ao Governo Federal.

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (PP), conduziu durante os trabalhos a reunião preparatória com secretários da Previdência Social para o IV Encontro dos Governadores do Nordeste, em Teresina. A Previdência Social é uma das pautas desse encontro prévio, cujo objetivo é agilizar a condução dos trabalhos que serão discutidos amanhã, durante a reunião entre os governadores.

Vice-governadora destaca questões previdenciárias debatidas no evento. (Foto: Francicleiton Cardoso / Política Dinâmica)

“Nós estamos debatemos propostas. Vamos, na previdência, tirar propostas e saberemos até onde o Ministério pode atender as nossas reivindicações. Além disso, vamos debater melhorias para os Estados”, afirma Margarete.

Os problemas são os mesmos, em todos os Estados. Como podemos dar conta disso. Temos que trabalhar nisso. Temos que fazer um grande esforço para dar conta de nossos compromissos previdenciários.

No debate com técnicos e secretários de Justiça foram debatidos propostas e programas que devem entrar em ação para melhorar o sistema. O Programa Brasil Mais Seguro, sustentado em três eixos de atuação: fortalecimento do policiamento ostensivo, melhoria na investigação de mortes violentas e aproximação entre forças de segurança e comunidade, é um dos focos da reunião.Secretários de todos os Estados do Nordeste discutem melhoria.

O déficit na previdência e as possíveis soluções tem sido um dos focos desse primeiro dia de encontro. “Os Estados deixam de investir em Saúde e Educação para dar o máximo em cumprir o compromisso com os nossos trabalhadores que prestaram serviço ao Estado e hoje estão aposentados, mas precisamos organizar bem a questão previdenciária e estamos nos reunindo aqui para isso”, afirma a vice-governadora. 

Comente aqui