ESTRATÉGIA
PT BUSCARÁ APOIO DE PSDB PARA DIRETAS

APÓS DECLARAÇÃO INESPERADA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, OPOSIÇÃO AO GOVERNO TEMER VAI ATRÁS DOS TUCANOS POR ELEIÇÕES DIRETAS

17/06/2017 11:22 - Atualizado em 17/06/2017 11:39

Declaração do ex-presidente Fernando Henrique agradou o PT (Fotos: Agência Brasil)

A declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pedindo que o presidente Michel Temer tenha um “gesto de grandeza” e antecipe as eleições presidenciais animou a oposição ao governo do PMDB no Congresso.

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP), disse que vai procurar os deputados descontentes do PSDB para uma conversa sobre a antecipação das eleições presidenciais de 2018. “Vamos tentar falar com eles [tucanos] para um acordo sobre eleições diretas. Nosso objetivo é tirar o Temer”, afirmou Zaratini.

Em carta ao jornal O Globo, publicada nesta quarta-feira (15), FHC disse que “não havendo aceitação generalizada de sua validade, ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto”.

A declaração foi interpretada pela oposição como a senha para que parlamentares tucanos possam embarcar no movimento pelas “diretas-já”.

Segundo Zaratini, a estratégia é incentivar as manifestações de rua para pressionar deputados a votarem pela aceitação de uma possível denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que investiga Temer por corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa. O objetivo é buscar o apoio de deputados descontentes em partidos que integram a base de Temer.

Os tucanos foram pegos de surpresa com as declarações do ex-presidente. Integrantes da executiva avaliam que FHC “foi além do ponto”, classificaram como “ininteligível” a nota divulgada e preveem um acirramento ainda maior do debate interno.

FONTE: ESTADÃO

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
SENADO
VOTO DISTRITAL NA PAUTA
VOTO DISTRITAL NA PAUTA
ELEIÇÕES 2018
O HISTÓRICO NADA LIBERAL DE BOLSONARO
O HISTÓRICO NADA LIBERAL DE BOLSONARO
DENÚNCIA
SENADOR RENAN CALHEIROS É CONDENADO À PERDA DE MANDATO
SENADOR RENAN CALHEIROS É CONDENADO À PERDA DE MANDATO
PRESSÃO
GOVERNO LIBERA R$ 600 MILHÕES EM EMENDAS PARLAMENTARES
GOVERNO LIBERA R$ 600 MILHÕES EM EMENDAS PARLAMENTARES