PT anunciará substituto de Vaccari ainda hoje

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) deve escolher ainda nesta quinta-feira (16) o substituto de João Vaccari Neto na Secretaria de Finanças do partido, informou o secretário nacional de Comunicação da sigla, José Américo. A Comissão está reunida desde a manhã desta quinta na sede do PT em São Paulo.

Vaccari deixou a tesouraria da legenda após ser preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira (15). Réu em um dos processos da Operação Lava Jato, ele é suspeito de intermediar o pagamento de propina ao PT do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. O ex-tesoureiro do PT nega envolvimento com as irregularidades.

De acordo com o PT, as razões "práticas" para o afastamento são a impossibilidade de Vaccari exercer suas tarefas na Secretaria de Finanças do partido do partido enquanto está preso.

O líder do partido na Câmara, Sibá Machado, ao chegar para o encontro, disse respeitar a decisão de Vaccari. “Eu respeito, mas acho que ele não tinha razão para se afastar. Ele está se afastando porque tem um imbróglio técnico. Continuamos com o mesmo ponto de vista sobre ele”, afirmou.

Para Sibá, o afastamento não representa um constrangimento para a sigla. “Não estamos assumindo culpa nenhuma. Precisamos deixar isso muito claro. Nós não aceitamos as acusações que foram apresentadas”, afirmou.

Segundo a nota divulgada pelo partido na tarde de quarta, a prisão de Vaccari é "injustificada" porque, afirma no texto o presidente do PT, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. O texto também informa que os advogados de Vaccari ingressarão na Justiça com pedido de habeas corpus, a fim de que ele seja libertado "no prazo mais curto possível".

O juiz afirmou que, pelos relatos de delatores, Vaccari participou "intensamente" do esquema na Petrobras, como operador do PT no recebimento da propina.

Fonte: G1

Comente aqui