PROPOSIÇÃO DE ASSIS CARVALHO, CÂMARA FEDERAL REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À BATALHA DO JENIPAPO

Piauienses se reúnem na Câmara Federal em homenagem à Batalha do Jenipapo (Foto: Reprodução | Facebook)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O aniversário da Batalha do Jenipapo é comemorado em 13 de março e este ano celebra 194 anos desde a luta que ocorreu em Campo Maior na briga pela independência. Sob proposição do deputado Assis Carvalho (PT), a Câmara Federal também registrou a importante data para a história do Piauí em uma sessão solene com a presença de parlamentares piauienses, do governador Wellington Dias (PT) e de Paulo Martins, presidente da Fundespi.

Durante a sessão, foi apresentado um vídeo institucional que contava um pouco da história da Batalha, assim como discursos do presentes, que enalteceram o acontecimento histórico.

Assis é proponente da sessão (Foto: Reprodução | Facebook)

Em seu discurso, Assis afirmou que a iniciativa de realizar a sessão ocorreu na tentativa de fazer dela “mais um espaço para divulgar um importante episódio da luta pela independência do Brasil que ficou fora dos livros de História. E também para homenagear a coragem dos heróis do Jenipapo, trabalhadores que enfrentaram o exército fiel à Coroa Portuguesa para libertar o Brasil do domínio dos colonizadores”.

Átila destacou que a necessidade de um resgate histórico pelas escolas (Foto: Reprodução | Facebook)

O deputado federal Átila Lira (PSB) falou do desconhecimento dos piauienses acerca da sua própria história e da falta de atenção para a Batalha do Jenipapo no currículo escolar da educação básica. Ele leu, durante o discurso, o cordel de autoria da professora Josefina Ferreira, de São João do Piauí, onde ela conta a história da luta.

O governador Wellington Dias falou sobre a importância da luta popular para conquistar direitos. “A Batalha do Jenipapo nos inspira e nos encoraja, pois alguém teve coragem, mesmo armado só com facão e foice, de enfrentar canhões, em nome da independência. Então, por que qualquer um de nós vai ter medo de desafios?”, questionou.

Veja a sessão solene na íntegra.

Comente aqui