PROJETO MÃE TERESINENSE

Amadeu Campos apresenta projeto para as mães de Teresina (Foto:Ascom)

Com a finalidade de acompanhar a gestante desde o início da gestação até o pós-parto, o candidato à Prefeitura de Teresina Amadeu Campos (PTB) propõe a criação do projeto Mãe Teresinense. O projeto garante, além do pré-natal, exames complementares e oficinas de educação em saúde específicas, a vincula­ção de todas as gestantes à maternidade onde terão o bebê e terão acompanhamento integral.

Amadeu Campos afirma que o programa visa reduzir a mortalidade materna e infantil, trabalhando políticas públicas integradas por ações estratégicas articuladas e intersetoriais dos eixos de saúde, educação e desenvolvimento social, por meio das secretarias municipais. “Temos que proporcionar uma boa gestação e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável. A ação busca reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família”, disse o candidato.

As ações serão desenvolvidas por meio das Unidades Básicas de Saúde que contará com dois profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos, articulando as ações das diversas secretarias municipais, sociedade civil organizada e parceiros, criando assim uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família. Além da implantação e equipagem das UBS, o Programa investe também na estruturação de equipamentos para utilização nas maternidades municipais por meio de convênios com a Rede Cegonha, MS e Governo do Estado.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Outro amparo importante que o Programa vai oferecer é que antes da alta hospitalar, mãe e recém-nascido, tenham suas consultas iniciais marcadas pela maternidade na Unidade de Saúde onde aconteceu o pré-natal. “Após o nascimento, a criança também passa a ser acompanhada pelos profissionais da UBS até completar cinco anos de idade, além de ter acesso a creches em tempo integral. Já as mães tem acesso a cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura para a reinserção delas no mercado de trabalho”, pontua o candidato Amadeu Campos.

Dentro das outras ações a serem desenvolvidas também pelo Mãe Teresinense está manter um calendário de capacitações para profissionais de saúde do município em parceria com as Universidades e a Maternidade de Referencia Estadual, nas áreas de: saúde da mulher, parto humanizado, imunização, aleitamento materno, segurança alimentar e nutricional, monitoramento da criança de risco, entre outros. Há também o incentivo à investigação do óbito materno, fetal e infantil.

FONTE: Ascom

Comente aqui