Prefeitura inicia implantação do Observatório da Violência contra a Mulher

Tem início nesta terça-feira (09) a primeira fase da implantação do Observatório Mulher Teresina, um serviço que reúne indicadores relacionados às mulheres em várias esferas e que também vai verificar a efetividade da Lei Maria da Penha. Durante os dias 9 e 10, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realiza oficinas para colher informações dos órgãos parceiros e pensar coletivamente o modelo de atuação do projeto.

O Observatório Mulher Teresina é resultado de uma parceria com o Senado Federal, que está realizando uma experiência pioneira na cidade. Trata-se de uma “caixa de ferramentas” para avaliar as políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres na capital. “Vamos trabalhar na produção, sistematização e análise de dados”, explica secretária Marcilane Gomes.

A previsão é que o serviço seja lançado no mês de agosto, dentro da programação do aniversário da cidade. “Essa é uma ação prevista no Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e vem também como desdobramento do Diagnóstico da violência contra a mulher. A gente fica feliz com o fato de o Senado ter olhado para esse nosso levantamento, que possibilita uma visão macro dos dados”, comentou Marcilane.

As oficinas acontecem no Auditório do Procon, no período da manhã. Além das secretarias municipais relacionadas à educação, saúde e assistência social, participam representantes da Universidade Federal do Piauí, Defensoria Pública e de Delegacias especializadas em atendimento à mulher.

Comente aqui