Prefeitura de Teresina busca ampliar a produção de composto orgânico na capital

Representantes da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP), estiveram na Usina de Compostagem do bairro Pedra Mole, zona Leste da capital. O objetivo da visita é de conhecer de perto o processo de produção de compostagem orgânica, para que seja ampliada e poder contemplar um número maior de produtores agrícolas de Teresina.

Atualmente, o adubo orgânico está sendo feito a partir de cascas de coco e de galhos de árvores, oriundos de podas realizada pela empresa Equatorial Piauí. Esse material é doado para a usina, por meio de termo de cooperação técnico entre a Prefeitura de Teresina e a Equatorial Piauí.

Segundo o secretário da SEMP, Paulo Roberto da Iluminação, a produção deve ser ampliada para que possa atender as demandas dos campos agrícolas e de hortas comunitárias da cidade. Um dos projetos da Prefeitura é de realizar a distribuição de composto orgânico aos produtores de forma gratuita.

“O composto contribui com a recuperação dos solos, além de trazer inúmeros benefícios para a produção agrícola. Ele pode ser elaborado apenas com resíduos vegetais ou em mistura com resíduos animais. No caso da Usina de Compostagem da Pedra Mole é utilizado só a parte vegetal. A Prefeitura de Teresina tem como objetivo ampliar essa produção de adubo orgânico que beneficiará os pequenos produtores da cidade, além de trabalhar a sustentabilidade do meio ambiente”, destaca Paulo Roberto da Iluminação.

Composto Orgânico

O composto orgânico é um adubo de uso rotineiro nas propriedades orgânicas, especialmente nas de pequeno porte. Apresenta-se como excelente forma de aproveitamento dos restos vegetais e animais oriundos da atividade agropecuária. Ele pode ser elaborado apenas com resíduos vegetais ou em mistura com resíduos animais.

Quando aplicado no solo, o composto orgânico fornece macro e micronutrientes, mas também material orgânico estabilizado, propiciando não só a fertilização da cultura, como a melhoria das características físicas e químicas do solo.

Comente aqui