Possível diminuição de vagas na Alepi não vem assustando deputados

Deputados estaduais não acreditam na possibilidade de diminuição de cadeiras na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), é o que deve acontecer caso seja realmente levado em consideração o último censo do IBGE. 

“Quase todo ano tem esse debate, mas nunca foi pra frente", afirmou Evaldo Gomes, vice-presidente da Alepi. Aliás, ele garantiu que a Casa não moveu processo visando contestar o censo. 

Evaldo Gomes, vice-presidente da Alepi (foto: Jailson Soares | PD)

O deputado estadual Warton Lacerda (PT) também se mostrou otimista: “Acredito que vai haver um entendimento e o consenso vai prevalecer”

O deputado estadual Warton Lacerda (foto: Jailson Soares | PD)

Os números

De acordo com os dados do IBGE, divulgados no dia 28 de junho deste ano, o estado conta com 3.269.200 milhões de habitantes (os números são referentes ao ano de 2022). Então, tendo em vista o coeficiente eleitoral, a bancada federal piauiense passaria de 10 para 8 representantes, já o de integrantes da Alepi sairia de 30 para 34. 

A quantidade de deputados estaduais tem como parâmetro o contingente populacional dos estados em uma proporção de 370 mil habitantes, isso para cada cadeira na Câmara Federal. O número de vagas na Câmara Alta é proporcional a três nas assembleias legislativas.

Comente aqui