POLÍTICOS HOMENAGEIAM A CIDADE DE OEIRAS PELA ADESÃO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Oeiras volta a ser a sede do Governo por dois dias (Foto: Thiago Luís | Reprodução/Facebook)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Os poderes legislativo, executivo e judiciário foram transferidos para a cidade de Oeiras por dois dias (23 e 24 de janeiro). A transferência da sede do Governo para a primeira capital do Piauí faz parte das comemorações pela passagem do 194º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, ocorrida no dia 24 de janeiro de 1823.

O deputado federal Assis Carvalho (PT), nascido em Oeiras, parabenizou a cidade por meio de sua página no Facebook. Em 2017, Oeiras completa 300 anos.

O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) também homenageou a cidade em razão das festividades:

O governador Wellington Dias (PT) foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, instalada na Câmara Municipal de Oeiras:


OEIRAS, PRIMEIRA CAPITAL DO PIAUÍ

Localizada no sul do estado, Oeiras foi construída há mais de três séculos e se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. No início, era conhecida como Vila da Mocha, pela proximidade com o riacho Mocha. Posteriormente, o nome da cidade foi modificado em homenagem ao Conde de Oeiras, futuro Marquês de Pombal, ministro da corte portuguesa do Rei D. José.

A cidade foi designada capital da província do Piauí em 1758 permanecendo como centro das decisões políticas até 1852, quando a sede do governo foi transferida para Teresina. Depois deste período, a principal fonte de renda foi a criação de gado, mas guardou um patrimônio histórico, com casarões coloniais e monumentos dos séculos XVIII e XIX que remontam à colonização do Piauí.

Com informações do portal da Prefeitura de Oeiras.

Comente aqui