POLÍTICA DE PAI PARA FILHO

Ainda está indefinido qual será o partido pelo qual, o João Duate – mais conhecido como Pessoinha, irá disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo Piauí. Filho do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), ele ganhou do pai a presidência da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) que recebeu uma turbinada em sua funções após a achegada do filho do prefeito, sendo inclusive responsável também por designar asfaltamento para ruas de toda cidade.

Até então, o partido pelo qual Pessoinha deveria se candidatar à deputado Federal seria o MDB que também abriga o prefeito da capital, porém, com as constantes crises do pai dele com o partido ficará difícil de Pessoinha disputar uma eleição pela sigla. Além do mais, as críticas à atual gestão municipal podem pesar na hora dos partidos aceitarem a filiação de Pessoinha, cuja imagem está diretamente relacionada a do pai.

Enquanto isso, o filho do Prefeito tenta construir e pavimentar sua pré-campanha com obras de asfalto ou pelo menos promessas por toda cidade. Vale lembrar que o próprio prefeito Doutor Pessoa disse no início de sua gestão que não iria aceitar que secretário ou membro do seu governo usasse a prefeitura de Teresina como palanque eleitoral para disputar as eleições de 2022. Porém, a regra parece não valer para o filho do gestor e, segundo o que se comentar nos bastidores, o próprio Pessoa já estaria articulando a ida do filho para outro partido como o PL.

Além de Pessoinha, poderia seguir o mesmo caminho o presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (MDB), que pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí para deputado estadual em 2022. Jeová e Pessoinha fariam uma dobradinha nas eleições do próximo ano, um desejando a ALEPI e outro a Câmara em Brasília.

No PL, ambos seriam aceitos, Pessoinha disputará o cargo de deputado Federal junto a outros pré-candidatos pelo partido que são o capitão Fábio Abreu (com mandato) e o apresentador Silas Freire. Já para ALEPI, Jeová poderia caminhar livre em sua campanha sem adversários maiores no partido.  

Comente aqui