Secretário anuncia Plano Estadual de Segurança

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa realizou na manhã de hoje (17) uma audiência pública onde foi debatido a necessidade para a aprovação de um Plano Estadual de Segurança Pública. O secretário de Segurança, Fabio Abreu, declarou que o plano está em fase de elaboração com a participação de consultorias sem nenhum tipo de ônus para o Governo do Estado. 

“Já afirmamos compromisso com o ministro para a construção do Centro de Comando de Controle integrado que já vai enviar as equipes técnicas no mês de Julho para fazer a visita ao local escolhido, que é de nossa responsabilidade mas a estrutura vai ser toda custeada pelo Governo Federal", declarou o secretário.

Foto: Politica Dinâmica

A criação desse centro é parte do plano que vai ser executado de forma definitiva pela consultoria da empresa Brain Storm e que será apresentado aos deputados, já que a elaboração do projeto conta com a participação da sociedade e as comissões da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O secretário afirmou que orçamento ainda está sendo elaborado, mas que já foi apresentado aos deputados o Plano de Médio Prazo (PPA). A expectativa é de que os trabalhos se iniciam em 4 meses, para no final do ano, o projeto ser implementado.

A audiência também contou com a presença do Comandante Geral da Policia Militar Cel. Carlos Augusto, o secretário de Justiça Daniel Oliveira e representantes da classe.

Foto: Politica Dinâmica

Efetivo

Sobre a questão do efetivo policial nas ruas, o secretário Fabio Abreu declarou que está na reta final dos cursos de preparação e que a ideia é de repor os trabalhos nas ruas da capital. “Eu sei que não é o ideal mas com essa possibilidade de convocar novos policias ou os candidatos do concurso, já é animador,” reconhece Fábio. 

De acordo com o secretário, a possibilidade para essa chamada é muito grande e já conta com o aval do governador, só falta ser definida a data para que isso ocorra. Para Fabio, no entanto, o melhor seria se esses policias já estivessem nas ruas.

O Cel. Carlos Augusto declarou que já fez o pedido ao governador Wellington Dias (PT) de aumento no orçamento da Policia Militar no total de 25% e que já foi autorizado. Além disso, também pediu aos deputados estaduais para destinarem suas emendas à prevenção que diz respeito à segurança pública. “Nós vamos só constatar nas comissões as formas que esse aumento está sendo formatado, para fazer o acompanhamento devido para a gente não perder de vista essa necessidade de implementar o orçamento da segurança", afirmou Augusto.

Comente aqui