Piauí terá município fiscalizado por programa da CGU

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

O município piauiense de Pau D'Arco do Piauí foi escolhido pela Controladoria-Geral da União para dar início ao Programa de Fiscalização em Entes Federativos. Lançado nesta esta segunda-feira (10), a iniciativa utilizará uma nova forma de seleção das unidades da Federação (estados, municípios e Distrito Federal) que serão fiscalizadas quanto à correta aplicação dos recursos públicos transferidos pela União.

O Programa será executado por ciclos de fiscalização. O primeiro deles, que contempla 45 municípios e inclui a cidade piauiense, começa hoje e será realizado durante o segundo semestre de 2015.

Municípios que receberão fiscalização da CGU. (Foto: Divulgação)

Para selecionar as unidades, a Controladoria criou uma matriz de vulnerabilidade. Essa matriz é composta por um grupo de indicadores baseados em informações extraídas de sistemas do Governo; histórico de resultados das ações de controle já executadas na região; e identificação de situações locais críticas; entre outros critérios.

Na região Nordeste, haverá fiscalização em quinze municípios, sendo que um é de Alagoas, dois da Bahia, três do Ceará, um do Maranhão, um da Paraíba, dois de Pernambuco, um do Piauí, dois do Rio Grande do Norte e dois de Sergipe.

Comente aqui