PIAUÍ TEM O MELHOR DESEMPENHO DE LULA NO BRASIL

Luís Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições para presidente do Brasil contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que disputou a reeleição. Com 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 60.345.999 votos (50,90%) para o candidato Lula que venceu a eleição, contra 58.206.33 (49,10%) votos do candidato Jair Bolsonaro. No Piauí, o candidato do PT voltou a ter uma votação expressiva com 1.551.383 votos, representando 76,86% dos votos válidos, se destacando como o estado com a maior votação proporcional para Lula em todo país.

Governador eleito Rafael Fonteles (PT) foi o principal cabo eleitoral do segundo turno da campanha de Lula no Piauí (foto: Jailson Soares/ PD)

No primeiro turno, o candidato Lula obteve no Piauí 1.518.008 votos, que representaram 74,25% do total de votos no Estado. Com esse resultado no 2º turno com 1.551.383 votos (76,86%), Lula conseguiu somar mais 33.375 votos a mais em relação ao primeiro turno. Apesar de maior o número é inferior ao que era projetado pelo governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que projeto que Lula passaria dos 80% dos votos válidos no Estado.

No Piauí, o candidato Bolsonaro conseguiu aumentar mais sua votação do que o candidato do PT. O candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) conquistou neste segundo turno das eleições a soma de 466.401 votos no estado, um total de 23,16%. Com o resultado, Bolsonaro conseguiu aumentar 59.504 votos em relação ao primeiro turno, quando o presidente recebeu 406.897 votos, somando 19,90% dos votos. 

Nos bastidores, o que se comenta é que apesar de ter crescido mais que a de seu adversário, a campanha de Jair Bolsonaro no Piauí, coordenada pelo ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), esperava-se mais: que fosse ultrapassada a marca dos 500 mil votos, o que não ocorreu. Com esse resultado, o Piauí é o estado onde o candidato a reeleição teve pior desempenho nas urnas.

Além do Piauí, o Lula se saiu vitorioso em outros 12 estados, sendo nos nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), em três da região Norte (Amazonas, Tocantins e Pará) e em um da região Sudeste (Minas Gerais). O candidato a reeleição Jair Bolsonaro venceu em 14 estados brasileiros, sendo três na região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), em três da região Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul), três da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além de quatro na região Norte (Acre, Roraima, Rondônia e Amapá).

Apesar de ter vencido na maioria dos estados, Bolsonarou perdeu a eleição por mais de 2 milhões de votos (foto: TSE)

No Estado, o número de abstenções de eleitores no 2º turno foi de 18,74%, um pouco maior que o registrado no 1º turno que foi de 17,69%, porém, ainda bem inferior ao esperado. Em todo país, o numero de abstenções no 2º turno foi de 20,59%, numero menor que o registrado no 1º turno que foi de 20,95%.  


Comente aqui